Dados do Trabalho


Título

CANCER DE COLO DE UTERO EM GESTANTE: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Para o diagnóstico inicial do câncer de colo de útero, os sintomas mais frequentes são sangramento vaginal, dor pélvica, lombalgia, anemia crônica e dispneia. Assim que confirmado, o tratamento desta doença em gestantes é individualizado de acordo com o estadiamento, idade gestacional e desejo materno. Durante o primeiro trimestre, recomenda-se a interrupção da gravidez, porém caso a paciente opte por mantê-la, é possível adotar uma terapia neoadjuvante anteriormente ao parto. Vale destacar que prioriza-se a cesárea, visto que um parto vaginal oferece maiores chances de hemorragia, obstrução do canal cervical, além de recidiva da doença.

Objetivos

Relatar um caso de uma paciente gestante de 19 semanas que recebeu o diagnóstico de câncer de colo de útero e foi capaz de receber tratamento e garantir a segurança de seu filho.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados

Paciente de sexo feminino, 33 anos, G3P2, com idade gestacional de 19 semanas apresentou-se em consulta médica com queixa de metrorragia, sinusorragia e dispareunia. Foi submetida à colposcopia, que indicou lesão que atinge a endocérvice, hemorragia da mucosa facilmente induzida, cervicite purulenta e corrimento amarelo. Leucoplasia e neoplasia invasiva foram dadas como diagnóstico, em seguida sendo colhidas três biópsias para análise. O anatomopatológico constatou carcinoma epidermóide moderadamente diferenciado não ceratinizante, infiltrando lâmina própria, além de ausência de invasão angiolinfática e/ou perineural. A paciente se encontrava no estádio lB1. Para o tratamento, foi realizada uma quimioterapia neoadjuvante (NACT) a fim de atrasar a evolução da doença até que se atingisse maturidade fetal suficiente.

Conclusões/Considerações Finais

Após o diagnóstico da neoplasia, o tratamento de escolha precisou levar em consideração o desejo da paciente. Visto que a opção selecionada fora o seguimento da gravidez, foi necessário realizar temporariamente uma terapia neoadjuvante para que, posteriormente ao parto, a paciente recebesse o tratamento adequado e se curasse.

Palavras Chave

Câncer de Colo de Útero, Gestação.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Paranaense - Unipar - Paraná - Brasil

Autores

NATALIA SOARES RUEDA, BRUNA BIELA GABRIEL, AMANDA BROSDA PACKER, FRANCISCO GUILHERME FERNANDES