Dados do Trabalho


Título

A Termografia Clínica como método diagnóstico da disfunção intestinal em pacientes idosos que relataram dores no sistema músculo esquelético.

Fundamentação teórica/Introdução

O envelhecimento humano contribui, devido às diversas alterações fisiológicas decorrentes da senescência, à maior propensão à lentidão intestinal que indivíduos jovens, apresentando-se com alterações do sistema nervoso entérico, redução da motilidade intestinal e disfunção sensório motora retal, além disso, pacientes idosos demonstram alterações no sistema músculo esquelético, como a diminuição de massa óssea, perda de força muscular e redução da elasticidade dos ligamentos, o que gera dor muscular, levando muitos pacientes à procura do consultório ortopédico, em busca de um diagnóstico. A Termografia Clínica, a qual consiste em um método de exame não invasivo, foi utilizada no presente estudo, analisando se há associação entre doenças musculoesqueléticas e a disfunção intestinal, visto que pacientes diagnosticados com doenças musculoesqueléticas têm uma predisposição a distúrbios gastrointestinais.

Objetivos

O objetivo do trabalho é verificar o uso da termografia clínica no auxílio do diagnóstico da disfunção gastrointestinal em pacientes acima 60 anos com dores no sistema músculo esquelético.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo e observacional analítico, no qual foram analisados 149 exames termográficos de pacientes acima de 60 anos de idade, de ambos os sexos, com dor no sistema músculo esquelético que procuraram o consultório ortopédico entre Janeiro de 2022 e Maio de 2023.

Resultados

O estudo foi realizado com um total de 149 pacientes, sendo que 106 apresentaram disfunção intestinal e alteração músculo esquelética (71%) e 43 (28%) evidenciaram apenas alteração do sistema músculo esquelético. A análise dos dados estatísticos fora realizada aplicando o Teste T Student, Teste de Fisher e o método de Wald modificado, sendo que o valor p bicaudal é inferior a 0,0001 o que mostra um resultado extremamente significante estatisticamente, além disso, apresenta um índice de confiança acima de 95%.

Conclusões/Considerações Finais

A Termografia Clínica por Infravermelho, feita de maneira adequada, é uma importante ferramenta não invasiva, no diagnóstico da disfunção intestinal em pacientes idosos com dores no sistema músculo esquelético, permitindo o tratamento adequado e precoce de ambas as alterações.

Palavras Chave

Termografia Clínica; Disfunção intestinal; Dor músculo esquelética em pacientes Idosos

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

INSTITUTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROF. DR. ALEXANDRE FRANÇA - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA FELIPE FRANÇA, LUANA MATIAS TEIXEIRA, THAÍS CASSEVERINI PEREIRA, THIAGO FELIPE FRANÇA, ALEXANDRE FELIPE FRANÇA