Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE DISSEMINADA EM PACIENTE COM ARTRITE REUMATOIDE EM USO DE TERAPIA IMUNOSSUPRESSORA: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

Fundamentação teórica/Introdução

A tuberculose (TB) é um problema de saúde global, especialmente nos países em desenvolvimento. Embora comumente encontrada nos pulmões, ela pode afetar qualquer órgão, resultando na forma extrapulmonar da doença. A TB cutânea é uma forma rara, correspondendo a aproximadamente 1% dos casos. TB disseminada é caracterizada pelo acometimento de dois ou mais órgãos não contíguos, sendo rara em imunocompetentes, correspondendo a menos de 2% dos casos. Terapias imunossupressoras utilizadas no tratamento de artrite reumatoide (AR) estão associado ao risco de reativação de infecções latentes, incluindo a TB.

Objetivos

Relatar caso de tuberculose disseminada em paciente com AR em uso de terapia imunossupressora, discutindo os desafios diagnósticos e terapêuticos, além da associação entre AR, terapia imunossupressora e TB disseminada.

Delineamento e Métodos

Relato de caso baseado na revisão de prontuário, avaliação clínica e exames complementares.

Resultados

Paciente feminino de 45 anos com AR em uso de terapia imunossupressora com metotrexate por um ano inicia quadro de múltiplos abscessos na mão esquerda e dispneia. Manifestações radiológicas sugestivas de tuberculose, com BAAR de escarro induzido positivo e biópsia cutânea positivo para tuberculose. Iniciado esquema RIPE, ocorrendo hepatotoxicidade grave. Esquema alternativo com Levofloxacino, Amicacina e Linezolida. Paralelamente, implementado terapia por pressão negativa (VAC) na mão esquerda, com desbridamentos semanais e enxertia de pele. Durante o tratamento, novos abscessos surgiram. Devido a piora clínica, decidiu-se pela reintrodução do esquema RIPE, com Rifampicina e Etambutol, seguidos de Isoniazida, evoluindo com melhora do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

Este relato demonstra desafios diagnósticos e terapêuticos no manejo da TB disseminada em pacientes com artrite reumatoide em uso de terapia imunossupressora. A vigilância ativa, o diagnóstico precoce e a escolha adequada do esquema terapêutico são essenciais para o sucesso terapêutico. Mais estudos são necessários para aprimorar as estratégias de diagnóstico e tratamento da TB disseminada em pacientes imunossuprimidos com artrite reumatoide.

Palavras Chave

Tuberculose disseminada, terapia imunossupressora, tuberculose cutânea, artrite reumatoide

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LARA LUZ DE ALMEIDA, JULIA VALENTINI ZANELLA, LUCAS DALSENTER ROMANO DA SILVA, MILENA BUSTAMANTE GASPERAZZO