Dados do Trabalho


Título

EFEITO ANTI-EDEMATOGENICO DO GRANULADO DO OLEO DE COPAIFERA SP. SOBRE EDEMA DE PATA INDUZIDO EM RATOS WISTAR

Fundamentação teórica/Introdução

Canabinoides são compostos moduladores do sistema endocanabinoide via receptores e/ou ação sobre enzimas. Os fitocanabinoides são terpenóides naturais derivados da Cannabis sativa ou de outras espécies vegetais. As copaibeiras (Copaifera sp.) são árvores nativas da região Amazônica que produzem um óleo (OC) com composição fitoquímica de uma grande variedade de terpenos, tais como α-copaeno e β-cariofileno, que são considerados canabinoides símile. O OC é um produto natural que, devido à sua composição fitoquimica, possui possível ação similar aos canabinoides.

Objetivos

O objetivo deste estudo é validar a ação farmacológica de um granulado desenvolvido a partir do óleo de Copaifera sp como possível fitocanabinoide símile frente à atividade anti-inflamatória.

Delineamento e Métodos

O estudo é do tipo experimental, aprovado pela Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal do Amapá (protocolo nº 020/2022). Foram utilizados cinco grupos experimentais, com 5 ratos Wistar por grupo. Antes dos tratamentos (tempo 0h), o volume da pata traseira direita de todos os animais foi medido com um paquímetro digital. Os animais foram tratados, por via oral, após 30 minutos e divididos nos seguintes grupos: grupo tratado com Dexametasona (0,5 mg/kg), com solução tween 4% (0,5 ml/animal), com óleo de copaíba (400 mg/kg) e dois grupos tratados com granulado do OC (200 e 400 mg/kg). Após realização dos tratamentos, o edema foi induzido por injeção intraplantar de 100µL de carragenina a 1% no membro traseiro direito dos ratos. A formação do edema foi quantificada a cada hora, durante 4 horas (tempos 1h, 2h, 3h e 4h) por alterações no volume desse membro.

Resultados

O pré-tratamento com 400 mg/kg de OC reduziu significativamente (p < 0.05, teste t de Student) o edema das patas quando comparado ao grupo controle negativo, sendo que foi semelhante ao controle positivo principalmente nos tempos 3h e 4h. Os grupos tratados com 200 mg/kg e 400 mg/kg do granulado do OC também apresentaram redução do edema significativamente, em relação ao grupo controle negativo, embora inferior ao grupo tratado com OC.

Conclusões/Considerações Finais

O OC e sua forma granulada mostraram efeitos anti-edematogênico significativos, reduzindo o edema de pata induzido em ratos Wistar, demonstrando potencial efeito sobre a resposta inflamatória aguda. Assim, tais resultados podem colaborar com estudos científicos inerentes a Copaifera sp., além de valorizar a biodiversidade amazônica.

Palavras Chave

Copaifera; Canabinoides; Terpenos; Biodiversidade

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

ADRIELLY YASMIN SOUSA DOS SANTOS, ALICIA DE MELO SANTOS, CAROLINE LIMA DE FREITAS, HELISON DE OLIVEIRA CARVALHO, JOSÉ CARLOS TAVARES CARVALHO