Dados do Trabalho


Título

PANCREATITE AGUDA RECORRENTE IDIOPATICA - UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A pancreatite aguda (PA) é um processo inflamatório do pâncreas com dor abdominal intensa e aumento dos níveis séricos das enzimas pancreáticas. A PA idiopática, é uma condição clínica recorrente, em que os exames e a história clínica não indicam qualquer fator desencadeante ou predisponente, tornando o seu diagnóstico clinicamente desafiador.

Objetivos

Relatar um caso de pancreatite idiopática.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

MSI, 23 anos, masculino, obeso mórbido, hipertenso, asmático, colecistectomizado há um ano e portador de meningomielocele com bexiga neurogênica e hidrocefalia com derivação ventrículo-peritoneal (DVP). Em uso de nitrofurantoína há um ano devido a infecção do trato urinário (ITU) de repetição. Em 14/04/2020 procura atendimento devido à queixa de dor intermitente em hipocôndrio esquerdo associada a febre e náuseas. Ao exame físico, apresentava abdome normotenso e dor à palpação do hipocôndrio esquerdo, sem outras alterações. Foram solicitados exames laboratoriais e tomografia computadorizada (TC) de abdômen superior e pelve com os leucocitose, hiperlipasemia e sinais de esteatose hepática e de aumento de volume do corpo e cauda do pâncreas com densificação do tecido adiposo adjacente. Foi diagnosticado quadro de PA de etiologia a esclarecer, Ranson 1, sendo mantido em observação, NPO, hidratação. No dia 17/04/20, o paciente apresentava melhora do quadro clínico. No dia 23/03/2023, o paciente buscou a emergência novamente por queixa de dor constante em hipocôndrio esquerdo, com irradiação para o epigástrio, associada a náusea e vômitos, com início há um dia. Ao exame físico, apresentou abdome doloroso à palpação em hipocôndrio esquerdo e epigástrio, sem outras alterações. Apresentou leucocitose, hiperlipasemia e esteatose hepática, aumento de volume do corpo e cauda do pâncreas, com densificação do tecido adiposo adjacente, sinais sugestivos de PA. Foi internado para hidratação e analgesia, apresentando melhora clínica e laboratorial nos dias seguintes.

Conclusões/Considerações Finais

Não conseguiu-se determinar a etiologia dos episódios repetitivos de PA. Trata-se de uma PA recorrente idiopática. Vale ressaltar a importância da busca contínua e exaustiva do fator responsável, pelo risco de recidiva e de uma possível evolução para pancreatite crônica.

Palavras Chave

Pancreatite idiopática, Pancreatite Aguda, pancreatite recorrente.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade FEEVALE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

MANUELLA DOS SANTOS CARDINAL, ISADORA GUAZZELLI DA COSTA RODRIGUES, GABRIELA TEN CATEN OLIVEIRA, PAULA CRISTINA DE SOUZA MIRANDA, LUIS HENRIQUE DEL ARROYO TARRAGÔ CARVALHO