Dados do Trabalho


Título

DIFICULDADE NO DIAGNOSTICO DE MALARIA POR PLASMODIUM FALCIPARUM: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A malária é uma doença parasitária comum no Brasil, sendo o protozoário mais prevalente o Plasmodium vivax. Na África, a principal espécie causadora é o Plasmodium falciparum. Sendo assim, é de extrema importância a correta identificação da espécie para estipular planos terapêuticos adequados.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com dificuldade no diagnóstico de malária por Plasmodium falciparum.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo e observacional, com observação do caso e análise do prontuário.

Resultados

Paciente A.C.A, sexo masculino, 50 anos, buscou atendimento médico final de março de 2023 em Hospital particular em Belém-PA, queixando-se de mialgia, dor retro-orbital, febre elevada (39° C) e dor abdominal difusa. Negou comorbidades prévias ou medicações em uso. Reportou viagem recente para Gabão (país da África) final de fevereiro. No exame físico, observou-se dor a palpação difusamente. Optado por internação hospitalar para investigação de síndrome febril. Dos achados laboratoriais, observou-se anemia e plaquetopenia. Sorologias negativas para arboviroses, HIV, sífilis, hepatites, leptospirose e malária. Devido à alta suspeição para malária, no quinto dia de internação, foi coletada a quinta amostra de gota espessa após manutenção de quadro febril, o qual resultou em pesquisa positiva, com 40 parasitas em 200 campos, com diferenciação para Plasmodium falciparum. Iniciou-se o esquema Artemeter 20 mg, Lumefantrina 120 mg, 4 comprimidos de 12 em 12 horas por 3 dias e Primaquina 15 mg em dose única. Reavaliado diariamente com melhora clínica. No nono dia de internação, realizou-se controle de cura com gota espessa, com resultado negativo, optando-se por alta hospitalar devido sucesso do tratamento e melhora clínica.

Conclusões/Considerações Finais

O caso reportado demonstra a dificuldade diagnóstica enfrentada para a detecção da malária por Plasmodium falciparum em um paciente recém vindo da África. Isso se deu pelo fenômeno de citoaderência encontrado na doença causada por esse Plasmodium, em que resultados podem se dar como negativo nos intervalos dos picos febris, pois as hemácias parasitadas se aderem ao endotélio capilar e desaparecem da circulação periférica. Dessa forma, é de extrema relevância a correlação clínica, o conhecimento acerca do método diagnóstico, o período ideal de coleta e o fenômeno da citoaderência, a fim de diagnosticar de forma correta para instituição terapêutica adequada.

Palavras Chave

Malária falciparum; Diagnóstico; Métodos diagnósticos.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

PAOLA BITAR DE MESQUITA ABINADER, GABRIEL AZEVEDO PARREIRA MARTINS, , MATHEUS VINICIUS MOURÃO PARENTE, VICTÓRIA OLIVEIRA DA COSTA, LUCIANO MOURA DE ASSUNÇÃO.