Dados do Trabalho


Título

IMUNIZAÇAO CONTRA O VIRUS DA HEPATITE B E ANALISE DOS ACIDENTES COM MATERIAL BIOLOGICO EM ESTUDANTES DA AREA DA SAUDE

Fundamentação teórica/Introdução

Profissionais da saúde apresentam constante risco de acidentes e contaminação com material biológico. A imunização contra a hepatite B faz-se especialmente necessária nesse público, assim como medidas de proteção individual e seguimento de protocolos de segurança ocupacional.

Objetivos

Estimar a proporção de estudantes da área da saúde que completaram o esquema vacinal para o vírus da hepatite B e analisar os acidentes com material biológico ocupacionais do público em estudo.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional com delineamento transversal. Foi aplicado questionário contendo questões referentes à vacinação e exposição ao vírus da Hepatite B e aos riscos ocupacionais em estudantes de Medicina, Enfermagem e Odontologia de uma universidade do sul de Santa Catarina.

Resultados

Participaram do estudo 387 estudantes; 77,8% realizaram alguma dose da vacina para hepatite B e 32,3% completaram o esquema vacinal. Vinte e quatro (6,2%) afirmaram ter sofrido acidente com material biológico, desses, metade em atividades extracurriculares, durante sutura (25%), utilizando agulha com lúmen (48,3%), envolvendo sangue (88,9%). Apenas 8,3% dos acidentes foram comunicados formalmente.

Conclusões/Considerações Finais

Evidenciou-se baixa frequência dos acidentes comparada com a literatura, pequena taxa de comunicação formal. O estudo mostrou cobertura vacinal para hepatite B abaixo do esperado entre os estudantes da área da saúde.

Palavras Chave

Acidentes de Trabalho; Exposição ocupacional; Hepatite Viral B; Pessoal de Saúde.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

VITORIA TIMMEN RAYMUNDO, BETINE PINTO MOEHLECKE ISER