Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE NECROLISE EPIDERMICA TOXICA INDUZIDA POR FLUCONAZOL EM PACIENTE COM HIV

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) é caracterizada por ser uma doença febril com acometimento mucoso por estomatites, conjuntivite e lesões cutâneas¹. Possui duração de duas a quatro semanas e pode ser desencadeada pelo uso de medicações ou precedendo infecções. As manifestações da SSJ são as erosões cutâneas, lesões em mucosas, máculas purpúricas disseminadas e descolamento da pele que se limita a 10% da superfície corporal².
A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) faz parte do espectro da SSJ mas diferencia-se pela maior morbimortalidade, acometimento cutâneo acima de 30% e por poupar regiões de mucosas². Os fatores desencadeantes da NET são os mesmos da SSJ.

Objetivos

O objetivo deste relato é apresentar um caso de NET devido ao uso de Fluconazol.

Delineamento e Métodos

Estudo realizado no modelo relato de caso.

Resultados

Masculino, 53 anos, admitido no serviço devido múltiplas pápulas e placas purpúricas inicialmente em tronco e face que progrediram para membros inferiores e dorso. O quadro iniciou sete dias após uso de Fluconazol para tratamento de onicomicose. Nos dias seguintes à internação, houve disseminação das lesões e as pápulas evoluíram para bolhas e áreas de necrose descamativas com acometimento de cerca de 70% da superfície corporal. A remissão da NET ocorreu em 28 dias, sendo realizado tratamento de suporte, vigilância infecciosa e antibioticoprofilaxia pelo imunocomprometimento. Comorbidades prévias: PV/HIV (Pessoas Vivendo com HIV) há 33 anos (cessou TARV há 1 ano) e etilista crônico. Fazia uso adequado e contínuo de Sertralina, Tiamina, Carbamazepina e Diazepam. Carga viral prévia à internação 463.557 e CD4 77.

Conclusões/Considerações Finais

A SSJ e NET são emergências dermatológicas complexas e necessitam do conhecimento adequado para seu diagnóstico e manejo clínico. A elevada morbimortalidade da NET exige na maioria das vezes o seguimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) até a resolução do quadro. Aproximadamente 70% dos casos de NET são desencadeados por algum fármaco sendo que, sua identificação precoce e suspensão imediata são cruciais.²
Os relatos de NET pelo uso de Fluconazol são raros entretanto possuem forte correlação com o HIV. A fisiopatologia ainda é incerta mas compreende-se que imunocomprometidos são mais propensos a desenvolver tais reações³.

Palavras Chave

Stevens-Johnson; Necrólise Epidérmica Tóxica; Fluconazol; HIV

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

EDUARDO SCHNEIDER GRANDI, TIAGO SILVEIRA DO CARMO, ANA PAULA LIMA RIBEIRO, GABRIEL BARUEL ALCANTARA, MATEUS RUFATO VICHETTI