Dados do Trabalho


Título

PARACOCCIDIOIDOMICOSE – UM IMPORTANTE DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DA TUBERCULOSE PULMONAR

Fundamentação teórica/Introdução

A paracoccidioidomicose é a principal micose sistêmica no Brasil. Representa uma das dez principais causas de morte por doenças infecciosas e parasitárias, crônicas e recorrentes no país, sendo de suma importância por ser subdiagnosticado e de fácil acesso ao arsenal terapêutico.

Objetivos

Ressaltar a importância da paracoccidioidomicose como diagnóstico diferencial em casos de patologias respiratórias, especialmente em países como o Brasil, onde há grande disparidade socioeconômica e demográfica rural, o que contribui para a propagação da doença.

Delineamento e Métodos

O estudo é classificado como um relato de caso de um paciente internado em uma unidade hospitalar terciária do município do Rio de Janeiro. Os dados foram colhidos por evoluções e exames complementares.

Resultados

Paciente O.C.R, masculino, 69 anos, histórico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Tuberculose pulmonar tratada há 30 anos e tabagismo. Procurou atendimento por dispneia, tosse produtiva, dorsalgia, astenia e queda do estado geral. Inicialmente tratado para pneumonia comunitária, porém tomografia computadorizada (TC) de tórax evidenciou distorção arquitetural de lobos superiores com redução volumétrica e espessamento intersticial, bronquiectasias e opacidades centrolobulares com aspecto de árvore em brotamento difusamente, provavelmente doença inflamatória/granulomatosa, sem derrame pleural. Devido ao laudo, procedeu-se à broncoscopia, com cultura positiva para Staphylococcus haemolyticus, e testes de imunodifusão que identificaram Paracoccidioides brasiliensis. Foi iniciado tratamento com bactrim, pela disponibilidade, com melhora significativa. Durante o tratamento, paciente evoluiu com sinais e sintomas neurológicos agudos, com confusão mental e desorientação em tempo e espaço. Foi realizada TC de crânio para descartar causa orgânica. Suspeitou-se de hipoxemia devido ao acometimento do parênquima pulmonar, porém após melhor coleta da história descobriu-se que o paciente era etilista e encontrava-se em síndrome de abstinência.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso destaca a importância do diagnóstico diferencial da paracoccidioidomicose em pacientes com tosse e dispneia crônicas. Nem sempre estaremos diante de Tuberculose, sendo assim, é fundamental considerar outros diagnósticos diferenciais, evitando exames desnecessários, internação prolongada e riscos para o paciente.O quadro neurológico também ressalta a importância de revisar minuciosamente a história do paciente, uma vez que intervenções desnecessárias e danosas poderiam ter sido realizadas.

Palavras Chave

Paracoccidioidomicose , diagnóstico diferencial , tuberculose pulmonar

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ANTONIO CARLOS NAMEN RUIZ JUNIOR, RAPHAEL CALERO FARIA GARCIA , DANIELA FERREIRA FARIA , CHRISTIAN ZUCOLOTTO, OSCAR FERREIRA CANTINI DA SILVA