Dados do Trabalho


Título

NECROLISE EPIDERMICA TOXICA ASSOCIADA AO USO DE LEFLUNOMIDA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Leflunomida é um medicamento antirreumático modificador de doença com eficácia e segurança documentadas para tratamento de artrite reumatoide (AR), mas que pode causar efeitos adversos graves e raros como a necrose epidérmica tóxica (NET).

Objetivos

Descrever um caso de reação cutânea grave em paciente com AR logo após o inicio de tratamento com leflunomida.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Mulher de 63 anos, com artrite reumatoide, em uso de metotrexato, prednisona, ácido fólico e leflunomida, apresentando lesões ulceradas com área de necrose em dorso da mão, palma e antebraço esquerdos, com início há 3 meses e que inicialmente apresentavam-se apenas como hiperemia. Diante da suspeita inicial de celulite bacteriana, iniciado tratamento com ceftriaxona e posteriormente com garamicina, sem resposta. Aventadas, então, hipóteses diagnósticas de fasceíte necrosante e NET secundária ao uso de leflunomida, sendo suspenso seu uso e iniciado tratamento com ceftriaxona, clindamicina e colestiramina, além de debridamento das áreas de necrose. Foram coletadas culturas (sangue e secreção) com resultado negativo e biópsia das lesões de pele que evidenciou inflamação aguda exsudativa, infecção bacteriana e presença de hemorragia recente e antiga. Diante do quadro infeccioso vigente, não foi possível a realização de pulsoterapia com corticoide, ocorrendo aumento das áreas de necrose, piora clínica e laboratorial. Encaminhada à unidade de terapia intensiva, em uso de vancomicina e meropenem, porém evoluindo com choque séptico refratário e óbito após 25 dias de internamento.

Conclusões/Considerações Finais

Muitos efeitos adversos podem acontecer com o uso de leflunomida, porém reações cutâneas graves como NET são raras e requerem diagnóstico ágil para intervenção precoce. Portanto, deve ser considerada a associação entre o uso de leflunomida e reações cutâneas graves, sendo necessário acompanhamento após a introdução medicamentosa.

Palavras Chave

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

santa casa de paranavaí - Paraná - Brasil

Autores

DANIELA FONSECA CORREA NETO, RAFAELA CATARIN USSUELI, THATIANE YUKARI MURATA, GUILHERME HENRIQUE FOGAÇA, LARYSSA MARINA FLOTÉ