Dados do Trabalho


Título

NEM TUDO QUE CAVITA E TUBERCULOSE UM RELATO DE CASO DE GRANULOMATOSE DE WEGENER

Fundamentação teórica/Introdução

A Granulomatose de Wegener é uma patologia classificada como autoimune, rara, caracterizada por se apresentar com vasculite necrotizante granulomatosa com favoritismo em vias aéreas superiores, inferiores e sistema renal, podendo acometer de maneira sistêmica ou localizada. Seu diagnóstico e definido por manifestações clínicas, radiológicas, achados anatomopatológicos e positividade de anticorpo anticitoplasma de neutrófilo. Se não diagnosticada e tratada em tempo eficaz apresenta altas taxas de morbimortalidade.

Objetivos

Chamar a atenção para o diagnóstico de Granulomatose de Wegener mediante diversos achados no exame clínico com o objetivo de tratamento o mais precoce possível.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Paciente masculino, 57 anos, natural e procedente de Itaperuna/RJ, aposentado. Apresentou febre alta, mialgia e emagrecimento há 15 dias, tosse com piora progressiva nos últimos 5 dias. No exame físico, notou-se edema em globo ocular a direita com saída de material exsudativo em câmara anterior, hiperemia ocular com quemose e lesão ulcerada escleral em quadrante inferior nasal, sendo inicialmente descartado hipótese diagnóstica de pseudotumor orbitário. Ainda em face, observou ulceração em mucosa labial inferior. No decorrer do exame, presença de dor a palpação abdominal em flanco esquerdo com piora na flexão de MID. Foi internado no serviço de Clínica Médica para elucidação do caso. Ao exame de tomografia computadorizada do tórax apresentava diversas escavações espessadas difusas e nódulos sem predileção por região de diferentes tamanhos. Negava comorbidades, tabagismo e etilismo. Realizado broncoscopia com biopsia para avaliação anatomopatológica, avaliação laboratorial de marcadores ANCA elucidando diagnostico e início de tratamento de pulsoterapia com metilprednisolona, além de associação com ciclofosfamida. Ficou internado por x dias, tendo alta com melhora evolutiva clínica, laboratorial e de imagem sendo encaminhado ao tratamento ambulatorial com o serviço de Clínica Médica.

Conclusões/Considerações Finais

A Granulomatose de Wegener é caracterizada por uma vasculite necrotizante granulomatosa que acomete preferencialmente as vias aéreas superiores, inferiores e rins. Apresenta diferentes formas, gerando diagnostico dúbio. Mais estudos são necessários para designar critérios de diagnósticos com maior elucides favorecendo o controle da doença. Seu tratamento consiste em corticoterapia e ciclofosfamida tendo como finalidade a remissão da doença em até 1ano.

Palavras Chave

Granulomatose com Poliangiite, Doenças Autoimunes, Patologia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ISABELLA Haddad de Rezende Mathias, ANNE ÁVILA SANTARÉM, LIDIANE MARTINS SANTANA BRUM, LUIZ GUILHERME FERREIRA DA SILVA COSTA, RAFAEL DOS ANJOS SGRÓ