Dados do Trabalho


Título

PANCREATITE AGUDA COMO UMA MANIFESTAÇAO ATIPICA DO MIELOMA MULTIPLO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O Mieloma Múltiplo (MM) é uma neoplasia hematológica caracterizada pela proliferação monoclonal de plasmócitos produtores de imunoglobulinas, sendo classicamente suspeitada pela presença de hipercalcemia, doença óssea, anemia e lesão renal. Contudo, sua apresentação clínica pode ser variável, sendo o acometimento de outros sistemas possível, embora não levante suspeita clínica.

Objetivos

Relatar uma manifestação atípica de MM com acometimento de pâncreas.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente, sexo feminino, 58 anos, previamente hígida, colecistectomizada há 5 anos, queixava-se de dor abdominal em andar superior, principalmente em faixa, náuseas, vômitos e oligúria. Apresentava-se hipocorada, hipertensa e sem sinais de peritonismo na avaliação abdominal. A propedêutica inicial confirmou o diagnóstico de Pancreatite Aguda (PA) e disfunção renal importante, além de anemia. A triagem etiológica inicial para PA revelou-se negativa (sem evidências de fatores obstrutivos, hipercalcemia, hipertrigliceridemia, infecções ou doença autoimune). A investigação de disfunção renal associada a anemia importante, inclusive com evolução para pancitopenia, na ausência de fatores de risco clássicos para doença renal crônica, levantou a suspeita de gamopatia monoclonal. Ao prosseguir a investigação, constatou-se pico monoclonal em eletroforese de proteínas séricas, com restrição IgG/Lambda em imunofixação. Foram solicitados mielograma e biópsia de medula que evidenciaram infiltrado de plasmócitos de 20%. Logo, diante dos achados clínicos e laboratoriais foi realizado o diagnóstico de MM e proposta quimioterapia com dexametasona, bortezomibe e talidomida. Evoluiu durante internação com intercorrências infecciosas, reação transfusional e efeitos adversos de quimioterapia. Após a estabilização clínica, recebeu alta com acompanhamento ambulatorial e programação de transplante de medula óssea.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar do MM possuir manifestações clínicas típicas, é importante lembrar de suas manifestações incomuns, como o envolvimento ocular, neurológico e gastrointestinal, sendo a PA (como no caso acima) uma das manifestações relatadas em algumas séries de caso na literatura. No caso da PA, a literatura aborda como mecanismos fisiopatológicos a hipercalcemia e a amiloidose de cadeias leves, sendo esta suspeitada no caso devido a nefropatia e a infiltração hepatoesplênica sugerida por colangiorressonância. Por fim, destaca-se que a suspeita clínica com diagnóstico precoce impacta positivamente no tratamento e prognóstico.

Palavras Chave

Mieloma Múltiplo; Pancreatite; Amiloidose; Doença Renal

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LEONARDO CARVALHO OLIVEIRA, LEONARDO CARVALHO OLIVEIRA, LETICIA BARBOSA CAETANO, LETICIA BARBOSA CAETANO, GUSTAVO NAHUEL LEYES ONTIVERO, GUSTAVO NAHUEL LEYES ONTIVERO, MATHEUS CESAR VIEIRA BARROS, MATHEUS CESAR VIEIRA BARROS, THIAGO ARRUDA REZENDE , THIAGO ARRUDA REZENDE