Dados do Trabalho


Título

TRICOBEZOAR INFANTO-JUVENIL: UMA RARA CAUSA DE MASSA ABDOMINAL PALPÁVEL

Fundamentação teórica/Introdução

O termo Bezoar refere-se a uma massa sólida de materiais mal digeridos ou não digeridos que se acumulam no trato gastrointestinal, representando uma entidade patológica incomum. O achado foi descrito pela primeira vez por Baudamant em 1779. Tricobezoar corresponde a uma massa de cabelo que fica imóvel no trato gastrointestinal e afeta mulheres em cerca de 90% dos casos, entre a faixa etária de 10 a 19 anos, especialmente em casos de tricofagia - distúrbio psiquiátrico que consiste na extração compulsória e persistente de cabelo. Sua taxa de prevalência varia de 0,06% a 4%.

Objetivos

Relatar um caso clínico de um volumoso tricobezoar gástrico em uma criança de 7 anos, descrevendo seu aparecimento infrequente e suas características, contribuindo assim para um melhor diagnóstico diferencial em casos de dores abdominal e obstrução intestinal.

Delineamento e Métodos

Foi realizado a descrição de um relato de caso de forma retrospectiva por meio de pesquisa em prontuário eletrônico, além de uma breve revisão de literatura para embasamento do mesmo

Resultados

Criança de 7 anos, feminina, deu entrada no pronto atendimento acompanhada pela mãe, que referiu que a paciente apresentava dor abdominal em quadrante inferior esquerdo e inapetência, não evacuando há 5 dias. Negou febre ou náuseas. Seu hábito intestinal habitual era diário, apesar das fezes em cíbalos. Ao exame físico geral, apresentava-se emagrecida, com abdômen distendido e massa palpável dolorosa em região de epigástrio e mesogástrio, sem outros achados dignos de nota. De imediato foi solicitada um tomografia computadorizada de abdome total, que evidenciou importante massa homogênea hiperdensa ocupando e distendendo toda cavidade gástrica, até a porção do piloro, medindo 18 x 12 cm, compatível com bezoar. Após a confirmação do laudo, foi submetida à laparotomia para realização da gastrostomia e retirada do importante tricobezoar gástrico. Paciente evoluiu bem no pós-operatório, sem intercorrências, aceitando dieta livremente. No ambulatório, mãe foi orientada sobre sinais de alarme e retorno ao hospital caso necessário, prescrito Imipramina para paciente, que fora encaminhada para o serviço de saúde mental para acompanhamento psiquiátrico.

Conclusões/Considerações Finais

Frente ao caso apresentado, é de extrema importância o rápido reconhecimento clínico e radiológico desta rara condição, para que seja instituído o tratamento precoce que consiste em cirurgia e acompanhamento psiquiátrico, com intuito de prevenir novos episódios.

Palavras Chave

Massa abdominal; tricobezoar; infanto-juvenil; dor abdominal; tricofagia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Ingá - Paraná - Brasil

Autores

IAN CALDEIRA RUPPEN, JAMILE DIOGO DE ARAUJO, LEANDRO HIDEKI OTANI, LIVIA BITTENCOURT TAHAN , RENAN KINOSHITA SUGUINO