Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇAO ATIPICA DE LINFOMA NAO HODGKIN ASSOCIADO AS MANIFESTAÇOES CLINICAS DE ASMA BRONQUICA

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: O linfoma não Hodgkin (LNH) é a segunda neoplasia maligna mais prevalente na região da cabeça e pescoço. Cerca de 85%, são derivados de células B, enquanto a minoria dos linfomas, são derivados de células T ou NK. Caracterizam-se pelo quadro clínico de linfadenopatia indolor, podendo ou não apresentar sintomas sistêmicos como febre, sudorese noturna, perda de peso, prurido e fadiga.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso de LNH do tipo Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB) de apresentação não usual, com manifestações mediastinais e cervicais com extensa invasão de vasos.

Delineamento e Métodos

Método: Relato de caso.

Resultados

Descrição: Paciente feminina, 46 anos, branca, com histórico de asma brônquica desde a infância. Relato de inúmeros atendimentos em emergência nas últimas semanas referindo fadiga, astenia, tosse seca e dispneia. Devido a história prévia de asma recebia tratamento para as “crises de asma", com melhora do quadro clínico. Devido a recorrência e piora da sintomatologia procurou atendimento com Pneumologista. Exame físico (EF): Regular estado geral, hipocorada. Presença de sibilos bilaterais. Extensas linfonodomegalias palpáveis em região cervical esquerda, visíveis a inspeção. Tomografia Computadorizada de Tórax: Lesão expansiva e infiltrativa em mediastino superior, médio e anterior 7,0 x 6,5 x 5,5 cm. Presença de linfonodomegalias jugulo-carotídeas inferiores supraclaviculares à esquerda. Realizada biópsia de linfonodo cervical com perfil imunohistoquímico associado aos aspectos histopatológicos e compatível com LDGCB.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O quadro atípico, associado a não investigação clínica, a falta do EF e ao uso de corticoide recorrente mascarou o quadro influenciando diretamente no atraso do diagnóstico precoce da doença. É necessário enfatizar que cerca de 40% dos casos atendidos em emergência com diagnóstico de asma, possuem outra etiologia. A paciente tinha uma lesão que devido a extensão das linfonodomegalias cervicais, era possível na inspeção da região cervical já visualizar estas alterações. Enfatizamos a importância de avaliar o paciente não somente pela história clínica pregressa, mas sim realizar uma consulta completa, examinando o paciente. Sendo o prognóstico do linfoma diretamente relacionado à precocidade do seu diagnóstico, sempre precisamos pensar em diagnósticos diferenciais para aquelas queixas comuns nas consultas, analisando o enfermo da forma mais abrangente possível.

Palavras Chave

Descritores: Linfoma não Hodgkin; Asma Brônquica; Linfoma Difuso de Grandes Células B; Manifestações mediastinais.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEEVALE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

FERNANDA CORREA FIGUEIREDO MARTELLO, LUIZA DE SANT ANNA PETRUCCI, AMANDA ZINI SALTON, VANIA TONETTO DE OLIVEIRA, SIMONE DE LEON MARTINI