Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: MANIFESTAÇAO PULMONAR INCOMUM DO MELANOMA METASTATICO.

Fundamentação teórica/Introdução

O melanoma metastático é uma forma incomum e agressiva de neoplasia cutânea apresentando uma elevada taxa de mortalidade.

Objetivos

A apresentação de metástase pleural é extremamente rara, correspondendo a cerca de 5% dos casos. Este trabalho discorre a respeito de um melanoma metastático com derrame pleural unilateral anos após a excisão cirúrgica de foco primário.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso.

Resultados

A.A., sexo masculino, 62 anos, natural e procedente do município de Fátima do Sul - MS é referenciado para o hospital terciário da capital após relato de dispneia importante, de início insidioso e caráter progressivo aos moderados esforços. O raio-x de tórax evidenciava velamento de base e terço inferior do hemitórax direito, além de desvio do mediastino à esquerda. Realizada passagem de dreno torácico à direita e análise do líquido pleural ainda no hospital de procedência (pH 8, cor avermelhada e aspecto hemorrágico com atipia celular de significado indeterminado, podendo ser de hemossiderina ou melanina). O paciente apresentava no histórico patológico pregresso o relato de diagnóstico de melanoma em hálux esquerdo com proposta terapêutica de amputação no ano de 2020, sem indicação de radioterapia ou quimioterapia. Na internação hospitalar foi realizada tomografia computadorizada que apresentava dreno de tórax à direita com líquido pleural heterogêneo volumoso de aspecto lobulado e parênquima pulmonar atelectasiado; nódulos pulmonares não calcificados em região lingular e de lobo superior direito. Devido a manutenção da sintomatologia e, agora, com maior grau de comprometimento e desvio de traqueia nos exames de imagem foi optado pela realização de cirurgia torácica com videotoracoscopia e pleurectomia com decorticação pulmonar à direita, acrescida de coleta de material anatomopatológico que, por fim, confirmaram a hipótese diagnóstica de Melanoma Metastático (mutação no gene BRAF, sem identificação de variante V600E) sem novas indicações de reabordagem cirúrgica.

Conclusões/Considerações Finais

A incidência do melanoma tem ascendido de forma exponencial nos últimos anos e estabelecer o diagnóstico de maneira eficaz, através da citologia do líquido pleural e toracoscopia, se indicada, traz um grande impacto na diferenciação entre as principais hipóteses diagnósticas tendo em vista a sua raridade.

Palavras Chave

Melanoma metastático; Derrame Pleural; Melanina; Gene BRAF.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DO MATO GROSSO DO SUL - Mato Grosso do Sul - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MARIA APARECIDA PEDROSSIAN - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

MYLENA DELAMARE ESPINDOLA, RENATA SOUZA FELÍCIO, YARA MARIA TEIXEIRA NEPOMUCENO, MATHEUS GONÇALVES CHAVES, MÁRCIO ESTEVÃO MIDON