Dados do Trabalho


Título

GLAUCOMA NEOVASCULAR DEVIDO A MAU CONTROLE PRESSORICO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível, constituindo um problema de saúde pública. É caracterizado pelo dano ao nervo óptico devido a elevação da pressão intra-ocular (PIO), com deterioração do campo visual. No Glaucoma Neovascular (GNV) surgem neovasos e tecido fibrovascular na íris, sendo uma doença de difícil tratamento.

Objetivos

Apresentar caso de GNV de difícil controle, no qual foram necessários manejos clínico e cirúrgico.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Feminino, 63 anos, hipertensa e diabética. Referiu há 1 mês perda visual do olho esquerdo (OE). Ao exame de refração, olho direito (OD): 20/25 e OE: conta dedos a 1 metro. Tonometria de aplanação de 20 mmHg em ambos os olhos (AO). A fundoscopia constatou no OE hemorragias em chama de vela, exsudatos algodonosos e perda da transparência macular. Na angiografia fluoresceínica encontrou-se microaneurismas e pontos hemorrágicos em AO, retardo do enchimento vascular e áreas de hipofluorescência em OE por bloqueio em arcadas devido às hemorragias, além de áreas de má perfusão periférica. Diagnosticada com retinopatia diabética simples em OD e oclusão de veia e artéria central da retina em OE. Foram realizadas 2 sessões de fotocoagulação. Após 1 mês referiu dor em OE e piora da acuidade visual: OD: 20/25 e OE: movimento de mãos a 10cm. Realizada nova tonometria: OD 20 e OE 50mmHg. Biomicroscopia em OD sem alterações e em OE: edema de córnea 2+, média midríase paralítica e rubeosis iridis 360°.
Foi indicada ciclocrioterapia e prescrito Manitol IV e anti-glaucomatosos, como Timolol, Glaub, Ocupress, Travoprosta, além de Diamox de 6/6h e Slow K, para estabilizar a PIO até a cirurgia. Foi necessária injeção de anti-VEGF (fator de crescimento endotelial vascular) e 3 sessões de ciclocrioterapia, para posterior remoção gradual dos colírios anti-glaucomatosos.

Conclusões/Considerações Finais

O GNV é uma doença grave relacionada à isquemia ou falta de oxigenação da retina. No caso apresentado, relatou-se GNV em estágio avançado de difícil controle.
Devido à gravidade da patologia, faz-se necessário trazer ao público maior conhecimento sobre o assunto e demonstrar a importância de medidas preventivas, como controle pressórico, para melhor prognóstico visual dos pacientes.

Palavras Chave

Glaucoma neovascular; cegueira; campo visual; pressão intra-ocular.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LARA CANATO MICHELETTO, CAMILA HOFFMANN FRITZEN, BRUNA DE SOUZA BRITO, ANA LUIZA NITSCHE SONTAG, VALENTINA FORNARI DAMBROS