Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE RAMSAY HUNT: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A herpes-zoster é a causa pela reativação do vírus varicela zoster latente(VZV), a incidência diminuiu após a instauração da vacina em 1995, porém, sabe-se que 94% das pessoas já teve contato com o vírus em algum momento da vida. A principal complicação otológica da reativação do VZV é a Síndrome de Ramsay Hunt, que tipicamente inclui a tríade de paralisia facial ipsilateral (paralisia de Bell), otalgia e vesículas auriculares podendo se estender e resultar em inflamação meníngea.

Objetivos

O objetivo desse estudo é relatar um caso da sind Ramsay Hunt após um episódio de otite media

Delineamento e Métodos

Estudo observacional, descritivo, do tipo relato de caso. Realizado no Hospital Regional do Sudoeste em Francisco Beltrão

Resultados

Paciente feminino ,64 anos, tabagista , hipertensa, diabética, com história de varicela na infância.Procurou UPA com lesão puntiforme purulenta no conduto auditivo externo (CAE) e dor súbita em pavilhão auricular direito em pontada, intermitente, associada a cefaleia e náusea, nega hipoacusia . Evoluiu com piora e surgimento de erupções vesiculares periauricular, sendo diagnosticada com otite externa aguda (OEA). Ao apresentar rigidez de nuca, foi encaminhada ao Hospital Regional do Sudoeste, onde a tomografia computadorizada mostrou espessamento do CAE e o líquido cefalorraquidiano com proteinorraquia 240,2mg/dL e 148 cel/mm³ com linfocítico(90%). As lesões cutâneas evoluíram a vesículas eritemato descamativas pruriginosas, distribuição região retroauricular. Na suspeita de herpes-zoster, iniciou tratamento com aciclovir e prednisona e obteve melhora gradual das lesões, evoluindo no tereiro dia da internação com paralisia completa de hemiface direita e prejuízo da gustação em metade da língua. Recebeu alta, após dez dias, sem queixas álgicas/ parestesias , com lesões cutâneas cicatriciais, persistindo paralisia facial encaminhada a fisioterapia e seguimento .

Conclusões/Considerações Finais

A reativação do vírus com evolução para Sd. de Ramsay Hunt nem sempre segue um padrão e o tratamento ideal ainda é controverso, assim acreditamos que a abordagem deve ser feita por uma equipe multidisciplinar composta por otorrinolaringologistas, neurologistas e fisioterapêutas evitando possíveis complicações. Este relato sendo de extrema relevância, tanto para comunidade científica, quanto para médicos que venham a identificar quadro clínico semelhante, possibilitando o manejo mais precoce e assertivo.

Palavras Chave

Otite Externa; Paralisia de Bell; Síndrome de Ramsay Hunt

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIOESTE - Paraná - Brasil

Autores

VICENTE MARANHAO, POLIANA TAIS SILVEIRA, SAMYRA SOLIGO ROVANI