Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DE UMA ABORDAGEM EFICAZ NA RABDOMIOLISE SECUNDARIA A ACIDENTE COM BOTROPICO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Os acidentes com animais peçonhentos têm grande incidência em áreas rurais. O veneno apresenta neurotoxinas e miotoxinas. É relevante identificar as características do acidente e a partir disso iniciar com medidas terapêuticas de forma precoce e ágil. A fim de evitar a evolução para rabdomiólise, que é uma síndrome caracterizada por necrose muscular e liberação de componentes musculares na circulação, que pode culminar em lesão renal aguda (LRA) com necessidade hemodiálise. Dentre as diversas causas desta doença, destaca-se a causa tóxica por acidentes com animais peçonhentos, evoluindo para uma Síndrome Hemolítico-Urêmica a qual o caso relatado se relaciona.

Objetivos

Relatar um caso de rabdomiólise e Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) por acidente ofídico, ressaltando a relevância do tratamento rápido e eficaz afim de prevenir a lesão renal aguda.

Delineamento e Métodos

O presente estudo é um relato de caso sobre rabdomiólise por acidente ofídico. Por se tratar de um relato de caso, foi dispensada a necessidade de submissão ao comitê de ética em pesquisa.

Resultados

Paciente, masculino, 36 anos, refere mordedura de cobra peçonhenta (Jararaca), em pé direito, apresentando dor, parestesia e edema local discreto. Procura atendimento médico que, com orientação do CIATOX, prescreve 3 ampolas de soro antibotrópico. Evoluindo em 24horas com sangramento abundante em membro superior em acesso periférico e colúria. Aos exames: LRA KDIGO 3 (Creatinina: 1,15 para 2,82), Plaquetopenia (20mil), DHL: 3137, Bilirrubinas totais: 2,8. Prescrito nova administração de 9 ampolas de soro antibotrópico e reclassificado como acidente grave. Em 48h apresenta anemia grave e mantendo plaquetopenia. Realizada transfusão de 2 concentrados de hemácias, 6 frascos de plaquetas e manutenção de hidratação vigorosa. Apresenta em exame físico icterícia e laboratorial piora da função renal, aumento do DHL e enzimas hepáticas, anemia e plaquetopenia grave. Adotada medida de suporte e tratamento clínico, paciente evolui com melhora clínica e recebe alta da unidade com seguimento ambulatorial com a nefrologia do serviço.

Conclusões/Considerações Finais

Acidentes com animais peçonhentos podem evoluir de diversas formas a depender do grau de gravidade. Dentre as complicações a SHU e a rabdomiólise são as mais temíveis devido a gravidade e risco de evoluir para LRA com necessidade de hemodiálise. Dessa forma, destaca-se a sua relevância, devido à gravidade de acometimentos possíveis nestes pacientes quando o tratamento não é realizado de forma adequada e em tempo hábil.

Palavras Chave

Rhabdomyolysis; Acute renal injury; venomous animals

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

FEPECS - Distrito Federal - Brasil

Autores

EDUARDA VIANNA GUIMARAES BALESTRA, ADDA CECÍLIA BATISTA DE CARVALHO VIEIRA , CAROLLINE DAMAS DE ANDRADE OLIVEIRA, CLARICE PAIVA DE OLIVEIRA, GABRIELLA TORRANO CARVALHO PIMENTEL