Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE MULTIFOCAL- RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: A tuberculose é um problema de saúde pública global, mais prevalente em países em desenvolvimento, sendo o Brasil um dos países considerados como de alta carga da doença.

Objetivos

Objetivos: Relatar caso de tuberculose multifocal, abordando a importância do tema em saúde na população brasileira e delineando as nuances no diagnóstico de uma doença que permite pluralidade de apresentações.

Delineamento e Métodos

Métodos: Relato de caso. Os dados foram obtidos através dos registros em prontuário da instituição de origem.

Resultados

Resultados: Paciente de 29 anos, melanodérmico, sem comorbidades conhecidas, com história de abuso de substâncias (álcool e tabaco) e cárcere em instituição penitenciária, iniciou quadro de perda ponderal e lombalgia esquerda, com 2 meses de evolução. Relato de internação prévia em serviço de emergência devido a derrame pleural unilateral sem definição etiológica. Admitido em unidade de saúde com dor em flanco e região lombar direitas, irradiando para região testicular e membro inferior ipsilaterais, com necessidade de analgesia opióide e importante limitação funcional. Realizadas tomografias de tórax e abdome que evidenciaram, respectivamente: consolidações confluentes, com "árvores em brotamento", comprometendo os ápices pulmonares, espessamento pleural com pequeno derrame pleural esquerdo, linfonodomegalias paravertebrais torácicas inferiores e espondilodiscite (L2-L3), abscessos bilaterais em psoas, com suspeita de componente epidural. Paciente foi submetido a drenagem percutânea de coleção em músculo psoas esquerdo, evoluindo com alívio sintomático. Tanto o material coletado do abscesso quanto a amostra de escarro tiveram teste rápido molecular para tuberculose positivos, confirmando o diagnóstico de tuberculose pulmonar e extrapulmonar. Durante a investigação, foram solicitadas sorologias para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, as quais foram negativas. Iniciado tratamento com esquema RHZE (R= Rifampicina, H= Isoniazida, Z= Pirazinamida, E= Etambutol), com meta de 12 meses de tratamento e seguimento em unidade de saúde de referência.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: A tuberculose pode se apresentar de diversas maneiras, tendo grande variabilidade clínica a depender dos órgãos acometidos, o que pode transformar seu reconhecimento em um desafio. Para auxiliar no diagnóstico, é essencial levar em consideração a epidemiologia da doença e seus fatores de risco, aumentando a suspeição da infecção.

Palavras Chave

Descritores: Tuberculose; Espondilite; Piomiosite; Derrame pleural;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

MAYARA MACHADO MAGALHAES, LUIZ FELIPE MOTA FREITAS, ANDRESSA VALLOTTI BALIERI, LEANDRO LIMA DA SILVA, MARIA CLARA BARROSO MOREIRA