Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DE LESAO POR LACERAÇAO EM ARTERIA AXILAR: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

As lesões vasculares podem resultar de trauma contuso ou penetrante, embora o reparo cirúrgico aberto convencional seja o tratamento padrão para a maioria dessas lesões que muitas vezes é um desafio devido à sua urgência. Com o avanço da tecnologia endovascular, surgiram novas técnicas minimamente invasivas para a reconstrução da artéria axilar, proporcionando melhores resultados e uma recuperação mais rápida para os pacientes.

Objetivos

Relatar o caso de um tratamento de laceração de artéria axilar por técnica endovascular.

Delineamento e Métodos

As informações deste relato de caso foram obtidas por meio de revisão de prontuário, revisão dos métodos diagnósticos que o paciente foi submetido e revisão de literatura.

Resultados

Paciente masculino, 36 anos, atendido após trauma motociclístico, evoluindo com dor e ausência de pulsos em membro superior direito (MSD). Foi realizado Ultrassonografia com Doppler (USG Doppler), o qual apresentava fluxo monofásico e velocidade deprimida em artérias do MSD. Além disso, foram realizadas, angiotomografia de tórax, cervical, e MSD, as quais evidenciaram ausência de fluxo por cerca de 2,2 cm na artéria axilar sugerindo laceração da mesma. Na ocasião, foi optado pelo tratamento com angioplastia com stent revestido balão expansível 5x38mm, procedimento ocorreu sem intercorrências. Após a intervenção cirúrgica o USG Doppler apresentava-se com fluxo multifásico e pulso palpável no pós-operatório imediato. No segundo dia de pós-operatório o paciente recebeu alta. Retornou ao consultório 30 dias após o procedimento mantendo pulso palpável, USG Doppler com fluxo trifásico em artérias de MSD.

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados do tratamento cirúrgico endovascular têm sido encorajadores. Estudos demonstraram altas taxas de êxito na restauração do fluxo sanguíneo e melhora dos sintomas em pacientes submetidos a esses procedimentos. A angiografia tem um papel importante no diagnóstico de trauma arterial e na terapia endovascular permite que o diagnóstico seja rapidamente associado a terapêutica. A utilização de técnicas endovasculares minimamente invasivas resulta em menor tempo de internação, menor morbidade e recuperação mais rápida em comparação com as abordagens cirúrgicas abertas tradicionais. Porém, é válido ressaltar que a seleção adequada dos pacientes e a experiência do cirurgião, bem como a disponibilidade de materiais e salas cirúrgicas adequadas para procedimentos endovasculares, são fundamentais para o sucesso desses procedimentos.

Palavras Chave

Tratamento endovascular, trauma vascular, artéria axilar.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UnirG - Tocantins - Brasil

Autores

LETICIA ANTUNES SPINDOLA, EDUARDA HAMERSKI SWIDZIKIEWICZ, YASMIM MACHADO SANTOS , INGRID JULIA DE ANDRADE VALERIO, GABRIEL MAZONI SILVA MARTINS