Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE POEMS: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de POEMS (acrônimo para Polineuropatia, Organomegalia, Endocrinopatia, Gamopatia monoclonal e Alterações da Pele) é um distúrbio multisistêmico associado à presença de uma gamopatia monoclonal e um importante diagnóstico diferencial para polineuropatias de causa não identificada.

Objetivos

Relatar um caso de síndrome de POEMS, em paciente masculino de 43 anos, destacando suas manifestações clínicas e a abordagem diagnóstica.

Delineamento e Métodos

Descrição de relato de caso.

Resultados

Homem de 43 anos, proveniente da zona rural de Montes Claros-MG, previamente hipertenso em uso de enalapril, ex-tabagista. Procurou assistência médica com relato de surgimento de dor e parestesia em membros inferiores há 2 anos, de caráter ascendente, com progressão para quadril e coluna lombar. A dor foi caracterizada como constante, pulsátil e de forte intensidade. Evoluiu com limitação a deambulação e restrição no leito. Referia ainda surgimento de linfadenomegalia submandibular, cervical e inguinal há cerca de 5 anos, não dolorosas, com resolução espontânea, persistindo no momento da avaliação apenas com linfadenomegalia cervical.
Ao exame clínico apresentava ainda baqueteamento digital em ambas as mãos, manchas hipercrômicas em terço inferior de perna, de cerca de 3 cm de extensão e baço palpável Boyd 2.
Tomografia de tórax e abdome com achado de numerosos linfonodos mediastinais, axilares, mesentéricos, retroperitoneais e inguinais, ovais e dimensões normais, além de hepatoesplenomegalia, lesões ósseas escleróticas em coluna lombar e ossos da bacia. Eletroforese de proteínas séricas e urinárias com achado de presença de banda monoclonal na região das gamaglobulinas.
Paciente preencheu os critérios do International Myeloma Working Group para síndrome de POEMS, sendo encaminhado ao serviço de oncohematologia para tratamento quimioterápico.

Conclusões/Considerações Finais

A Síndrome de POEMS é uma condição desafiadora, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento. Destacamos com esse relato a importância de conhecer-se a síndrome de POEMS para uma abordagem clínica e diagnóstica abrangente em pacientes com sintomas neurológicos e comprometimento de múltiplos sistemas. Uma melhor qualidade de vida desses pacientes envolve o diagnóstico precoce e o tratamento adequado visando limitar a progressão da doença.

Palavras Chave

Sindrome de POEMS, polineuropatia, distúrbio monoclonal de células plasmáticas, linfadenopatia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HUCF - UNIMONTES - Minas Gerais - Brasil

Autores

RODRIGO Magalhaes Duarte, JULIE DANIELLE SILVA CARVALHO, LETÍCIA LOPES PERES, MARCELLA ANDERSEN GUEDES MAGALHÃES, SAMIR ALMEIDA PRATES