Dados do Trabalho


Título

NECROLISE EPIDERMICA TOXICA: UMA SERIE DE CASOS ENTRE 2020-2023

Fundamentação teórica/Introdução

A necrólise epidérmica tóxica (NET) é uma doença mucocutânea rara (1-6 casos/milhão ao ano) e grave, induzida por drogas; responsável por mortalidade de 15 a 49%, além de inúmeras complicações crônicas.

Objetivos

Analisar série de casos de pacientes portadores de NET.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo, observacional, descritivo, transversal tipo série de casos de paciente diagnosticados com NET, atendidos no período de 2020 a 2023.

Resultados

Caso 1:masculino, 57 anos, 5 dias após início de fenitoína, iniciou NET. Procurou auxílio com 4 dias de início do quadro, classificado como SCORTEN 3. Recebeu etanercept e suporte clínico. Permaneceu internado 22 dias em unidade de teraia intensiva (UTI) e enfermaria. Não apresentou complicações.
Caso 2:masculino, 44 anos, 10 dias após uso de coronavac iniciou NET. Procurou auxílio médico 5 dias após início de erupção, classificado como SCORTEN 4. Recebeu etanercept e suporte clínico. Recebeu também diagnósticos de tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica. Apresentou falência límbica como complicação crônica. Recebeu alta após 33 dias de internação em UTI e enfermaria.
Caso 3:masculino 88 anos, 7 dias após início de amoxicilina-clavulanto e ibuprofeno iniciou erupção. Em outro serviço, recebeu hipóteses de dengue, síndrome hemolítico-urêmica, endocardite e meningococcemia. Após 4 dias de internação em outro serviço, onde recebeu hidrocortisona, meropenem e vancomicina, transferido com NET SCORTEN 4, tratado com etanercept e suporte em UTI. Recebeu diagnósticos adicionais de colite e oclusão arterial de membro inferior. Evoluiu com lesão renal aguda e choque séptico refratário por Candida albicans, causa de óbito.
Caso 4:feminino 32 anos, 17 dias após início de lamotrigina, apresentou erupção interpretada, em outro serviço como alergia. Recebeu azatioprina, prednisona, ciclosporina, imunoglobulina. Permaneceu internada por 11 dias, quando transferida a nosso serviço, recebeu diagnóstico de NET SCORTEN 4 e abscesso em vasos ilíacos. Internada em UTI, evoluiu com tromboembolismo pulmonar, conjuntivite pela NET, síndrome hemofagocítica e choque séptico refratário por Pseudomonas aeruginosa, causa de óbito.(tabela 1)

Conclusões/Considerações Finais

NET é a mais grave reação a droga. O diagnóstico precoce, suspensão da droga causadora, suporte interdisciplinar em UTI e, se possível, realização de tratamento específico constituem medidas essenciais para controle da doença, aumento de chance de sucesso terapêutico e redução de chances de complicações agudas e crônicas.

Palavras Chave

Necrólise epidérmica tóxica, reação a droga

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

LARISSA PAULINO, JULIANO MARCOS MARTINS JÚNIOR, EMANUELY APARECIDA NUNES, AMADEU JOSÉ RODRIGUES QUEIRÓZ