Dados do Trabalho


Título

ABSCESSO CEREBRAL COMO COMPLICAÇAO DE RINOSSINUSITE BACTERIANA

Fundamentação teórica/Introdução

A sinusite é caracterizada como uma inflamação na cavidade nasal e seios paranasais, com diagnóstico clínico e tratamento sintomático e/ou antibiótico (se bacteriana). Uma revisão sistemática de 2018, evidenciou que metade dos pacientes com sinusite bacteriana do estudo teve melhora dos sintomas após 1 semana e 2/3 após 2 semanas, mesmo sem uso de antibióticos. Entretanto, existe a possibilidade de complicação de sinusite para abscesso cerebral, que é definido como uma coleção infecciosa focal dentro do parênquima cerebral, cujo tratamento é antibiocoterapia e/ou drenagem.

Objetivos

Destacar a importância de avaliar sinais e sintomas de gravidade em infecção de vias aéreas superiores, a fim de realizar o diagnóstico de suas complicações o mais breve possível, antecipando o tratamento para otimizar o desfecho.

Delineamento e Métodos

Realizado um estudo descritivo do tipo relato de caso, no qual os autores destacam a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

Resultados

J.P.S., 21 anos, sexo masculino, pardo, solteiro, natural e procedente de Carapicuíba – SP.
Paciente iniciou quadro de cefaleia, dispneia leve aos esforços, sudorese e dor de garganta há 7 dias. Procurou pronto socorro, onde realizou exames laboratoriais que evidenciaram leucocitose (32.420) e aumento de PCR (13,26). Evoluiu em 48 horas com rebaixamento do nível de consciência, com necessidade de intubação orotraqueal. Realizou tomografia de crânio, que evidenciou velamento e níveis hidroaéreos no seio maxilar esquerdo, células etmoidais esquerdas e porção inferior do seio frontal esquerdo, além de coleção subdural fronto temporoparietal esquerdo com efeito de massa, compressão secundaria do ventrículo lateral esquerdo e desvio das estruturas da linha média em até 10 mm. Foi submetido à craniectomia com drenagem de empiema subdural e antibioticoterapia por 6 semanas, com melhora absoluta do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

O caso em relato evidencia a importância da avaliação dos sinais de gravidade das infecções de vias aéreas superiores, com o objetivo de diagnosticar e instituir tratamento precocemente, a fim de contornar complicações graves com alta morbimortalidade.

Palavras Chave

Abscesso cerebral. Rinossinusite bacteriana. Empiema subdural.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

NAYARA DUARTE DE OLIVEIRA, PAULO SERGIO SANI, VITORIA MORAIS MINOSSI ZAINA, RODRIGO LEAL DE JESES ALVES, HENITON ALVES TONELLI