Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: DOENÇA LINFOPROLIFERATIVA SIMULANDO SINDROME DE KIKUCHI-FUJIMOTO EM PACIENTE JOVEM DO SEXO MASCULINO COM LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO.

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de Kikuchi-Fujimoto é uma linfadenite histiocítica necrotizante, rara, com predomínio de acometimento de cadeias de linfonodos cervicais que incide, preferencialmente, no sexo feminino na faixa etária adulto-jovem.

Objetivos

O atual trabalho tem por finalidade denotar a simulação da Síndrome de Kikuchi-Fujimoto através de uma doença linfoproliferativa em um paciente jovem do sexo masculino com diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), visto que há uma correlação desta primeira enfermidade com doenças autoimunes.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso.

Resultados

A.A.M., sexo masculino, 32 anos, natural e procedente do município de Corumbá - MS, ex-tabagista e ex-etilista, sem comorbidades prévias, é referenciado ao hospital terciário da capital com um histórico de febre persistente vespertina (38-39 ºC), astenia, mialgia de predomínio em cintura pélvica e membros inferiores, de início há 03 meses. Na admissão apresentava linfonodomegalia em cadeias cervical posterior e supra clavicular bilateral, limitação à flexão de cotovelo esquerdo, artralgia em mãos com rigidez simétrica associadas à palidez e frialdade. Não apresentava aftas orais e nasais de repetição, eritema malar ou fotossensibilidade, xerostomia e xeroftalmia, perda ponderal, fenômeno de Raynaud e calafrios. Exames complementares: Tomografia computadorizada de tórax e abdome com múltiplas linfonodomegalias e derrame pleural bilateral. Eletroforese de proteínas com uma redução da albumina e aumento da gamaglobulina. Após o diagnóstico de LES, através dos critérios diagnósticos acima, acrescidos de FAN 1/1.280, ANTI-LA e queda de C3/C4 e CH50 foi iniciado terapia com glicocorticoides. O estudo anatomopatológico posteriormente evidenciou hiperplasia linfoide folicular com atipias arquiteturais.

Conclusões/Considerações Finais

Conforme a literatura existe um risco elevado de mortalidade e pior prognóstico no primeiro ano de acometimento do LES, principalmente, no sexo masculino. Portanto, torna-se importante a definição diagnóstica através da avaliação clínica com os exames complementares a fim de obtermos desfecho favorável no processo de saúde-doença.

Palavras Chave

Síndrome de Kikuchi-Fujimoto; Lúpus Eritematoso Sistêmico; FAN; Linfoproliferativa.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional do Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

MYLENA DELAMARE ESPINDOLA, RENATA SOUZA FELÍCIO , YARA MARIA TEIXEIRA NEPOMUCENO, MARINA SOUSA SANTOS, ISABELA GARCIA GRANDE