Dados do Trabalho


Título

METAHEMOGLOBINEMIA ASSOCIADA AO USO DE DAPSONA PARA TRATAMENTO DE HANSENIASE - UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A metahemoglobinemia (MetHba) é uma condição clínica caracterizada pelo aumento na concentração sérica de um tipo de hemoglobina conhecida como metahemoglobina (MetHb), que não se liga à fração livre de oxigênio. Dentre as manifestações clínicas, destacam-se pigmentação acinzentada da pele e cianose central que não responde à administração de O2 suplementar, bem como tontura, cefaleia e dispneia. A MetHba pode se manifestar de maneira congênita ou, mais frequente, de forma adquirida, destacando-se a exposição a fármacos. Dentre estes, a dapsona, usada principalmente como primeiro esquema terapêutico para hanseníase, é considerada a primeira causa de metahemoglobinemia induzida por fármacos, por sua metabolização em um potente oxidante.

Objetivos

Relatar um caso clínico sobre metahemoglobinemia, abrangendo os principais aspectos patológicos, diagnósticos e terapêuticos da doença, além de reforçar a importância de avaliar os medicamentos de uso contínuo do paciente.

Delineamento e Métodos

O presente relato de caso é caracterizado por um estudo descritivo investigativo de abordagem qualitativa relativo ao diagnóstico de um caso de metahemoglobinemia após uso de dapsona para tratamento de hanseníase, identificado no município de Vilhena/RO.

Resultados

Paciente de 13 anos, sexo feminino, admitida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vilhena/RO apresentando cianose central e de extremidades, associada a dois episódios de síncope e vômito, saturação 74% em ar ambiente, taquicardia e presença de esforço respiratório; ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Histórico de uso de dapsona para tratamento de hanseníase. Excluída etiologia cardiogênica, foi postulada a hipótese de metahemoglobinemia por uso de dapsona, seguida de realização de gasometria que apresentou resultados com níveis de MetHb de 53,4% (limite inferior a 3%). No caso do presente estudo, a partir da redução do agente causador e oxigenoterapia, houve a diminuição dos níveis séricos MetHb e melhora completa do quadro clínico da paciente, não havendo a necessidade de administração de azul de metileno.

Conclusões/Considerações Finais

Existe a necessidade de observar e considerar as características farmacológicas de todo e qualquer medicamento que esteja em uso pelos pacientes, principalmente os de uso contínuo. A realização de estudos clínicos observando as diferentes particularidades da metahemoglobinemia se faz necessário, pois somente assim será possível tomar as melhores condutas para o paciente.

Palavras Chave

Metahemoglobinemia; hanseníase; dapsona;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LUCIANO ALVES NUNES, MARIA EDUARDA COSTA AMORIM, NATHÁLIA KAROLINE COSTA AMORIM, FABIO ENRIQUE SOUZA OLIVEIRA, LUCAS ROSENDO DA SILVA