Dados do Trabalho


Título

INFECÇAO HUMANA POR BRUCELOSE EM ADULTO COM CARDIOPATIA CONGENITA - UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A brucelose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria do gênero Brucella que, apesar de ser primária de animais, o homem pode ser infectado acidentalmente. Devido à gravidade da doença, que se manifesta com sintomas inespecíficos ou com complicações, este trabalho apresenta o relato de um paciente que fechou diagnóstico para a mesma.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente jovem, portador de cardiopatia congênita, com história prévia de contato com gados, com diagnóstico para Brucelose e apresentou-se com alta suspeita de complicação cardíaca.

Delineamento e Métodos

Este trabalho foi elaborado a partir de informações coletadas no prontuário do paciente, juntamente com exames realizados, constituindo assim um relato de caso.

Resultados

Paciente sexo masculino, 19 anos, deu entrada no serviço com queixa de tosse seca há 20 dias, com piora após alimentação e, apesar de negar episódios anteriores de febre, encontrava-se febril na admissão.
Como comorbidade, referia apenas cardiopatia congênita não especificada, sem uso de medicações. Relatava contato com gado, 2 meses antes, quando ajudava o pai na fazenda.
Ao exame físico, apresentava-se em bom estado geral, consciente, febril, eupneico. Ausculta cardíaca com sopro sistólico e pulmonar sem alterações. Foram então solicitados laboratoriais, os quais evidenciaram anemia hipocrômica e microcítica. Tomografia computadorizada de tórax e abdome mostrando cardiomegalia e hepatoesplenomegalia.
Paciente foi internado para melhor investigação do quadro. Devido à história de contato com gado, foi solicitado reação em cadeia da polimerase para brucelose, com resultado positivo. Iniciado então antibioticoterapia com Ceftriaxona e Oxacilina. Por causa do sopro sistólico, foram solicitadas hemoculturas (negativas) e ecocardiograma transtorácico, evidenciando prolapso mitral e válvula aórtica bivalvulada.
Paciente fechou diagnóstico para Brucelose e, por ainda continuar apresentando febre, foi necessário escalonar o antibiótico para Vancomicina e Cefepime. Apesar do diagnóstico, ainda era necessário descartar endocardite bacteriana como complicação cardíaca, uma vez que o mesmo apresentava clínica compatível com tal. Solicitado um ecocardiograma transesofágico, que não chegou a ser realizado, devido à evasão do paciente.

Conclusões/Considerações Finais

O caso evidencia a importância da identificação da doença no homem, infectado acidentalmente, mas que necessita de um tratamento correto e atenção em relação às possíveis complicações.

Palavras Chave

BRUCELOSE
CARDIOPATIA
CONGENITA
ENDOCARDITE

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário de Maringá - Paraná - Brasil

Autores

MARIANA FERREIRA ALMEIDA, LEONARDO BAGGIO VIOLADA, ISABELA SORGI VONSOWSKI, PEDRO HENRIQUE GORRI CUSTÓDIO DE MELO BRITES, REBECCA AMARAL PIRES MOURA