Dados do Trabalho


Título

IMUNIZAÇAO CONTRA A POLIOMIELITE NO BRASIL: DO SUCESSO AO DECLINIO E O RISCO DE REAPARECIMENTO DA PATOLOGIA.

Fundamentação teórica/Introdução

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda marcada pela apresentação de paralisia flácida de início súbito. Foi erradicada do Brasil em 1989. O primeiro surto ocorreu em 1917 em Vila Americana/SP, quando já foi divulgado que se tornaria uma epidemia. Com os avanços das políticas de vacinação, alcançou-se a sua erradicação, mas os recentes declínios das taxas de imunização fizeram ressurgir a preocupação com o seu reaparecimento.

Objetivos

Destacar o histórico relacionado à vacinação da poliomielite e os riscos de reaparecimento.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo a partir da coleta de dados secundários junto ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) das taxas de imunização da poliomielite nos últimos dez anos e cruzá-los com o histórico da vacinação no país.

Resultados

O combate à poliomielite ocorreu em quatro etapas. A primeira se deu pela demonstração da etiopatogenia viral por Enders, Weller e Robbins. A segunda envolveu a utilização massiva da vacina oral poliomielite (VOP) sobre a transmissão do poliovírus selvagem (WPV) na década de 1970, reduzindo a pólio paralítica. A terceira associou as políticas públicas nacionais que decidiram pela erradicação da transmissão autóctone do WPV nas Américas, com a definição de estratégias para interromper a transmissão. A quarta envolveu a implementação de estratégias de erradicação a partir de 1985 nas Américas. O combate à poliomielite no Brasil esteva associado à campanha organizada da OMS mais ampla, que intentava a erradicação no mundo. Em 1989, por meio das operações limpeza, houve a vacinação de 1,4 milhão de crianças, sendo um importante passo no declínio da circulação viral. A partir de 2017, houve decréscimo no número total de doses aplicadas no Brasil de 17,09% em relação à série histórica.

Conclusões/Considerações Finais

Embora tenha erradicado a doença, o Brasil possui relações com países em que as coberturas se deram insuficientes, como o Haiti, a República Dominicana, o Egito, a China e as Filipinas. É preciso intensificar as medidas de prevenção da doença, pois, em 2023, apenas dois estados, Amapá e Paraíba, alcançaram níveis de vacinação superiores a 95%, meta anual do Ministério da Saúde.

Palavras Chave

Poliomielite. Vacinação. Histórico. Risco de reaparecimento. Prevenção.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP - Amapá - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC - Ceará - Brasil

Autores

GLEICIANE ALVES DE MIRANDA, PABLO HENRIQUE CORDEIRO LESSA, ROSIANA FEITOSA VIEIRA, NAARA PERDIGÃO COTA DE ALMEIDA, ANA RIZZIA CUNHA CORDEIRO FORTE