Dados do Trabalho


Título

HEMORRAGIA ALVEOLAR DIFUSA SECUNDARIA A HEMOSSIDEROSE PULMONAR IDIOPATICA EM PACIENTE ADULTO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Hemossiderose pulmonar idiopática (HPI) é uma causa rara de hemorragia alveolar difusa (HAD) em adultos.

Objetivos

Discutir a relação entre a HPI e HAD.

Delineamento e Métodos

Hemossiderose pulmonar idiopática é uma doença rara, sem etiologia definida, caracterizada por episódios de hemorragia alveolar difusa. A maioria dos casos ocorre em crianças, sendo rara em adultos. Neste relato, é descrito um caso de HPI como causa de HAD em uma paciente de 53 anos.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 53 anos, procurou atendimento com dispneia progressiva há 06 meses com piora do padrão respiratório e episódios de hemoptise há 01 mês. Na admissão, apresentava hipoxemia e taquipneia e a radiografia de tórax evidenciou infiltrado difuso intersticial e alveolar. O hemograma revelou anemia (hemoglobina: 5,6 g/dL). Função renal e urina rotina sem alterações. Paciente evoluiu com hipoxemia refratária à suplementação de oxigênio, sendo necessária intubação orotraqueal. Após o procedimento, houve saída de grande quantidade de sangue pelo tubo. Complementada investigação, foi feita tomografia computadorizada (TC) de tórax que demonstrou áreas de vidro fosco e consolidações bilaterais e esparsas e TC dos seios da face sem alterações. Além disso, foram solicitados fator antinuclear, coagulograma, fator reumatoide, VDRL, anti-DNA, anti-SM, anti-MB e ANCA sem alterações. Dosagem de complemento normal e ecocardiograma sem anormalidades. Painel viral (covid, influenza A e B e vírus sincicial respiratório) negativo. A seguir, paciente foi submetida à broncoscopia com lavado broncoalveolar (LBA) com aspecto progressivamente mais hemático, sugestivo de hemorragia alveolar. Iniciado pulsoterapia com metilprednisolona 1G/dia por 03 dias e manutenção com altas doses de prednisona. A pesquisa de macrófagos com hemossiderina em LBA foi positiva e a biópsia pulmonar não revelou achados específicos de outras patologias. Paciente evoluiu com boa resposta após instituição de corticoterapia.

Conclusões/Considerações Finais

A HAD deve ser lembrada em todo paciente com queda de hemoglobina, infiltrado pulmonar novo e hipoxemia. Hemossiderose pulmonar é uma de suas causas e deve ser considerada como diagnóstico diferencial. É uma doença de alta morbimortalidade em quadros avançados, sendo necessários diagnóstico e tratamento precoces. Maus resultados são atribuídos ao atraso no diagnóstico.

Palavras Chave

Hemorragia alveolar difusa/diagnóstico; hemossiderose pulmonar idiopática/diagnóstico; hemossiderose pulmonar/tratamento.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Rio Grande do Sul - Brasil, Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF) - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa de Montes Claros - Minas Gerais - Brasil

Autores

SAMIR ALMEIDA PRATES, RENAN GUIMARÃES CUNHA, ANA CLARA FERNANDES MARQUES, CAROLINA MEDEIROS VIEIRA, CAIO SIQUEIRA E SILVA