Dados do Trabalho


Título

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO COMO APRESENTAÇÃO INICIAL DO MIELOMA MÚLTIPLO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O mieloma múltiplo é uma doença linfoproliferativa de células plasmáticas da medula óssea, os quais produzem e secretam imunoglobulina monoclonal. Representa a segunda neoplasia hematológica mais comum no mundo.

Objetivos

O objetivo do trabalho é relatar um caso de abdome agudo obstrutivo como manifestação inicial do mieloma múltiplo, bem como revisar as principais características da patologia.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, retrospectivo e observacional. As informações contidas neste trabalho foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente e registro fotográfico dos métodos diagnósticos, aos quais o paciente foi submetido.

Resultados

Paciente, gênero masculino, 71 a., com história de parada de eliminação fecal há 5 dias associado a vômito, procura serviço por distensão abdominal e peritonite. Realizado RRAA notando-se distensão de cólon esquerdo por fecaloma. Durante admissão, exames laboratoriais apresentaram pancitopenia sendo necessários 3 concentrados de hemácias. Paciente evoluiu com pneumonia e importante dor torácica, sendo realizada TC de coluna total com achados de rarefações ósseas difusas, espondilose lombar e redução da densidade óssea com múltiplas lesões líticas esparsas no esqueleto axial. Realizado eletroforese de proteínas, evidenciando pico monoclonal de beta 2 globulina e em seguida mielograma confirmando diagnóstico de mieloma múltiplo (42% plasmócitos). Paciente evoluiu com deterioração do quadro clínico, não tolerando início do tratamento oncológico, vindo a óbito poucos dias após o diagnóstico.

Conclusões/Considerações Finais

O mieloma múltiplo é um transtorno de células plasmáticas da medula óssea que leva à destruição óssea. Os achados clínicos alternam de assintomático à astenia e dor óssea, especialmente na coluna e tórax, sendo rara à manifestação inicial por abdome agudo, na qual está associada à baixa qualidade de vida e maior número de hospitalização, sendo clara a importância do diagnóstico precoce e início do tratamento dos pacientes. Assim, conclui-se que é significativo o reconhecimento das particularidades da fisiopatologia e apresentações clínicas do mieloma múltiplo. Entretanto, manifestações iniciais atípicas devem também ser identificadas devido à gravidade clínica e epidemiológica no contexto das neoplasias ósseas primárias. Dentre estas, a incidência de abdome agudo obstrutivo é baixa quando comparada às demais apresentações clínicas iniciais, mas apresenta grande impacto na qualidade de vida, pois comumente requerem hospitalização e intervenções invasivas.

Palavras Chave

Mieloma múltiplo; abdome agudo, obstrutivo

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

ANA CLARA FILATIER, HEITOR SOARES GUIMARÃES, PAULO VITOR LIMA ABREU, POLLYANNA NOGUEIRA DO NASCIMENTO