Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA PESQUISA ETIOLOGICA PARA DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DE LINFEDEMA: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

O linfedema é o acúmulo anormal de líquido intersticial e tecidos fibroadiposos no sistema linfático. Essa condição pode ser definida como primária, geralmente relacionada a uma causa congênita ou hereditária dos vasos linfáticos, ou secundária, quando consequência de outra condição não relacionada.

Objetivos

O objetivo do estudo é apresentar o caso de uma paciente com linfedema primário de etiologia desconhecida.

Delineamento e Métodos

O trabalho consiste em um relato de caso, retrospectivo e observacional, baseado em consulta de prontuário eletrônico.

Resultados

Mulher, 33 anos, relata quadro insidioso de edema bilateral de membros inferiores (MMII), em progressão há dois anos. Na semana anterior à consulta, no entanto, o edema se associou a eritema, calor e odor fétido, o que motivou a paciente a buscar ajuda. Sobre sua história médica pregressa, refere luxação de quadril durante parto prematuro, motivo pelo qual deambula apenas com auxílio de cadeira de rodas. Nega etilismo ou uso de drogas. Não faz uso de medicações contínuas. Nega viagem para zonas endêmicas de filariose. Ao exame físico, estava em bom estado geral, lúcida e orientada, com sinais vitais dentro da normalidade. Em MMII, apresentava tornozelos e pés com edema importante (3+), associado a eritema, maior à esquerda; à direita, havia drenagem transcutânea de secreção hialina com cheiro fétido. Devido à gravidade do quadro, optou-se pela internação da paciente para investigação do linfedema. Aos exames admissionais, apresentou anemia microcítica e hipocrômica, eosinofilia e trombocitose. Realizou antibioticoterapia hospitalar: Ciprofloxacino e Clindamicina no primeiro dia; Ampicilina e Sulbactam nos quatro dias subsequentes; Amoxicilina-clavulanato no sexto dia. Após, apresentou discreta melhora do edema nos MMII e importante melhora da hiperemia e do odor. Fez investigações para linfedema: pesquisa negativa para filariose; tomografia computadorizada de abdome, pelve e MMII normais; linfocintilografia de membro inferior direito e esquerdo com deficiência e ausência de drenagem linfática, respectivamente. Recebeu alta com tratamento para anemia e profilaxia com Amoxicilina.

Conclusões/Considerações Finais

Diante do exposto, pode-se inferir que o linfedema impacta fortemente a qualidade de vida, de forma que a identificação de sua causa, embora possa ser uma tarefa difícil, é capaz de beneficiar os pacientes. Conforme visto no caso, é fundamental buscar os possíveis diagnósticos etiológicos, para uma melhor abordagem e melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Palavras Chave

linfedema; edema progressivo de membros inferiores; etiologia desconhecida; abordagem terapêutica

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

PUCRS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

EMILIO KEIDANN NETO, FERNANDO JACOB LAZZARETTI, MARIA EDUARDA JARDIM MARAFON MAINO, JULIA HELENA WEGNER