Dados do Trabalho


Título

ACOMETIMENTO CARDIOVASCULAR EM PACIENTE JOVEM COM SARCOIDOSE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução/Fundamentos: A sarcoidose é uma doença inflamatória multissistêmica de etiologia desconhecida, com apresentação heterogênea. Dentre os enfermos, as manifestações pulmonares são as mais frequentes, sendo o envolvimento cardíaco mais raro e sintomático em apenas 5% dos casos, contudo pode ter consequências ameaçadoras à vida.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso de sarcoidose com acometimento cardiovascular e evidenciar o desafio diagnóstico e suas consequências para o paciente.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Relato de caso realizado após consulta em arquivos médicos e acompanhamento do paciente.

Resultados

Descrição do Caso: Paciente masculino, 41 anos, apresentou há 3 anos episódio agudo de dor torácica em aperto, sem irradiações, de intensidade moderada que piorava com o decúbito dorsal e melhorava na posição sentada e com a anteriorização do toráx, associada a dispneia paroxística noturna, edema de membros inferiores e tosse seca. Na ocasião, foi constatado através de exames complementares uma insuficiência cardíaca com fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) de 59% associado a um derrame pericárdico importante e linfonodomegalia peri-hilar. A partir desse quadro clínico, foi realizada pleuroscopia com biópsia mediastinal que constatou uma inflamação granulomatosa não caseosa. Nesse contexto, foi elencada a hipótese diagnóstica de sarcoidose e iniciado o seguimento e tratamento ambulatorial imunossupressor.
Desde então, paciente deu entrada no serviço de emergência 4 vezes em um período de 3 anos com queixas similares, o que exigiu internações com corticoterapia em altas doses para remissão da doença e continuação do acompanhamento ambulatorial. Por fim, há 1 ano, foi constatado piora acentuada da FEVE (agora em 35%), acometimento valvares discretos e espessamento de parede de grandes vasos, sugerindo vasculite.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais: A sarcoidose cardíaca é uma cardiomiopatia que, de forma isolada, é uma das manifestações mais incomuns dessa doença granulomatosa idiopática. Entretanto, o presente caso exemplifica a importância da inclusão, no diagnóstico diferencial de insuficiência cardíaca em pacientes jovens, das manifestações clínicas da sarcoidose cardíaca, uma vez que provoca um desafio diagnóstico e, portanto, induz uma sequência de procedimentos iatrogênicos e no atraso do tratamento clínico.

Palavras Chave

Descritores: Sarcoidose; Doenças Cardiovasculares; Emergências;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Autores

PEDRO AUGUSTO SOARES RIBEIRO, LETICIA BARBOSA CAETANO, GABRIELE MENDES DE ASSIS, JOSÉ LÚCIO RODRIGES JÚNIOR, PAULO VICTOR MURIN CARPEGIANI