Dados do Trabalho


Título

INDICAÇAO DE NEFRECTOMIA PARA PACIENTE COM DOENÇA HEPATO RENAL POLICISTICA.

Fundamentação teórica/Introdução

A Doença Renal Policística (DRP) é um distúrbio genético que ocasiona o desenvolvimento de múltiplos cistos nos rins. A forma mais comum é a Doença Renal Policística Autossômica Dominante (DRPAD), que é caracterizada pelo desenvolvimento progressivo, bilateral com aumento de cistos, resultando em aumento do volume dos rins, infecções urinárias de repetição e a perda progressiva da Taxa de Filtração Glomerular (TFG) , evoluindo Doença Renal Crônica (DRC) em estágio final.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com DRP, suas complicações, e indicação de nefrectomia.

Delineamento e Métodos

Relato de caso de um paciente com DRP que realiza TRS e aguarda a nefrectomia antes do Transplante (Tx) renal.

Resultados

Paciente L.K, 62 anos, proveniente de Poço das Antas-RS, aposentado, realiza hemodiálise em Estrela-RS, diagnosticado com fígado e rins policísticos, hiperuricemia e Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Relatou que mãe diagnosticada com DRPAD aos 42 anos, faleceu aos 44 anos. Todos os setes irmãos foram diagnosticados com DRPAD, sendo que apenas dois fizeram Hemodiálise. Refere que foi diagnosticado com DRPAD aos 25 anos, quando sua mãe teve o diagnóstico. No início, o único sintoma apresentado foi aumento da circunferência abdominal. Após o diagnóstico, iniciou mudanças alimentares, com acompanhamento nutricional rigoroso. Em Julho 2020 com evolução da função renal terminal, iniciou programa de hemodiálise. Atualmente, ele realiza diálise 3 vezes na semana. Relata que apresenta aumento progressivo do tamanho dos rins, distensão abdominal importante, impedindo de realizar atividades diárias como atar cadarços. Ressonância magnética apresenta doença hepato renal policística com rins apresentando o seu parênquima praticamente todo substituído pelos cistos. Rim esquerdo com 24,5cm e rim direito com 23cm no seu tamanho. Discutido com equipe de transplante renal, que indicou nefrectomia de pelo menos um rim para preparo para o Tx renal.

Conclusões/Considerações Finais

A nefrectomia é o procedimento indicado para este paciente. A recomendação se dá pelo fato do aumento progressivo dos rins com dor abdominal e neste paciente, também, preparo para transplante renal. Outras recomendações são quando há danos renais irreversíveis, como infecção crônica, de órgãos.



Palavras Chave

Doença Renal Policística (DRP), nefrectomia, Transplante renal.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

EDUARDO ALFREDO CALDAS QUERUZ, EDISOM PAULA BRUM , AMANDA NERY PORMANN