Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR DE GANGRENA DE FOURNIER EM PACIENTE IDOSO

Fundamentação teórica/Introdução

A Gangrena de Fournier (GF) é uma doença infecciosa grave e rapidamente progressiva dos tecidos moles que afeta a região genital e regiões adjacentes, caracterizada por extensa destruição tecidual envolvendo tecido subcutâneo e tecido conjuntivo. Se não for tratada a tempo pode evoluir para sepse e falência de múltiplos órgãos. Assim, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado e agressivo são fatores determinantes no prognóstico do paciente. Ocorre principalmente em homens entre a terceira e a sexta décadas de vida e está associada a comorbidades como doenças renais e hepáticas, imunossupressão, doenças crônicas como diabetes mellitus (DM) e desnutrição geral. Sua taxa de mortalidade no Brasil é alta, variando de 13 a 30,8%. Com base em sua incidência, prevalência, mortalidade e altos custos de tratamento e reabilitação, é um problema de saúde pública

Objetivos

Relatar um caso de Gangrena de Fournier em paciente idoso e diabético descompensado

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados

Paciente masculino, 73 anos. HAS e DM prévios. Deu entrada no Hospital Municipal de Novo Hamburgo no dia 17 de maio referindo dor em região escrotal há 4 dias com edema progressivo. Ao exame físico da região escrotal importante edema, cianose e odor fétido em órgãos genitais. Foi realizado sondagem vesical de demora. Realizada exploração cirúrgica, drenagem de abscesso da bolsa escrotal e desbridamento de fasceíte necrotizante por Gangrena de Fournier. Após o procedimento cirúrgico iniciou com antibioticoterapia com Ceftriaxona + Clindamicina. Após 10 dias foi realizado complementação do desbridamento, pois notou-se prepúcio com área de necrose em sua porção superior e drenagem de secreção purulenta. Após exame de cultura foi substituído antibiótico por meropenem. Apresentou boa evolução com tecido de granulação sem secreção.

Conclusões/Considerações Finais

A Gangrena de Fournier é uma infecção grave com altas taxas de mortalidade, com isso, é imprescindível o diagnóstico precoce para que o tratamento implementado seja eficaz. Medidas de tratamento como intervenção rápida, desbridamento precoce e antibioticoterapia de amplo espectro, aliadas à abordagem multidisciplinar, têm sido altamente eficazes no controle da doença, permitindo a reconstrução cirúrgica das áreas acometidas e mantendo baixas as taxas de mortalidade.

Palavras Chave

Gangrena de Fournier; Cirúrgico; Antibiótico.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

VANESSA BARCELOS DE MENEZES, VALESKA BIAZUS, LUIS HENRIQUE DEL ARROYO TARRAGÔ CARVALHO