Dados do Trabalho


Título

EMBOLIA SEPTICA COM LESOES CUTANEAS, PULMONARES E DERRAME PERICARDICO EM DIABETICO DESCOMPENSADO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A embolia séptica é uma doença rara, porém gravíssima que se manifesta com múltiplos infiltrados pulmonares devido a um foco infeccioso extrapulmonar, geralmente endocardite, acessos venosos e menos frequentemente infecções de partes moles, como furúnculos que podem evoluir para abcessos, atingir veias próximas e desenvolver bacteremia com embolia séptica.

Objetivos

Esse trabalho objetiva explanar uma complicação sistêmica menos usual provocada por lesões cutâneas na diabetes descompensada. 

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, retrospectivo e observacional.

Resultados

Homem, 44 anos, lavrador, diabético em tratamento irregular há 8 anos, alcoolista, nega outras comorbidades, iniciou o quadro com furunculose em nádega direita e necrose de 3º pododáctilo esquerdo, evoluindo para febre, toxemia, dispneia, dor torácica e surgimento de lesão em face anterior do antebraço direito, necessitando de cuidados intensivos. Foi encaminhado ao centro de referência com derrame pericárdico e repercussão hemodinâmica, onde realizou pericardiocentese, antibioticoterapia com ceftazidima e vancomicina e amputação do pododáctilo necrosado. A análise de líquido pericárdico deflagrou predomínio de linfócitos, sem crescimento em cultura e sorologia não regente para tuberculose, biópsia de pericárdio também foi negativa e Angiotomografia de tórax descartou tromboembolismo pulmonar, mas evidenciou múltiplos nódulos pulmonares bilaterais com escavações típicas de embolia séptica. Evoluiu com melhora clínica, mantendo cuidados de estomoterapia e ajuste insulínico, aguarda cicatrização por segunda intenção para programação de alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

Demonstra-se a importância do adequado controle glicêmico em diabéticos, medidas de prevenção de feridas de pele e na vigência das lesões instituir o tratamento antimicrobiano precoce, visto que estas podem evoluir para quadros sistêmicos gravíssimos.

Palavras Chave

Embolia; Derrame Pericárdico; Complicações do Diabetes

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

AMANDA CARVALHO E BARBALHO NAVA, LEOPOLDO NAVA RAPOSO, JORDÃO CARVALHO E BARBALHO, RODRIGO SOUSA FERRO DO LAGO, LUNNA OLIVEIRA SANTOS FONTES