Dados do Trabalho


Título

ANEMIA APLASICA INDUZIDA APOS INFECÇAO POR DENGUE - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A anemia aplásica (AA) pós-viral é uma entidade rara associada a infecção por vírus, como a dengue. É uma condição na qual há uma insuficiência medular secundária a destruição completa ou parcial do tecido hematopoiético.
A dengue é uma arbovirose transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Aedes que carregam Flavivirus. A clínica pode variar desde formas benignas até formas mais graves. O diagnóstico é feito com base na clínica do paciente, associado a epidemiologia e exames laboratoriais. Para confirmação pode ser detectado o antígeno NS1, identificação viral pela técnica RT-PCR e os testes sorológicos.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com AA após infecção por dengue cujo tratamento foi baseado em uso de imunossupressor.

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO - RELATO DE CASO

Resultados

Masculino, 58 anos foi admitido com cefaleia, febre, mialgia, poliartralgia, epistaxe e gengivorragia. Os exames laboratoriais de admissão revelaram pancitopenia com necessidade de transfusão de concentrado de hemácias e plaquetas. Ao longo da investigação diagnóstica apresentou anticorpos IgM para dengue e o antígeno NS1 positivos. Durante a internação apresentou neutropenia febril, recebendo tratamento com cefepime. Devido à manutenção de pancitopenia, foi realizado mielograma e biópsia de medula óssea cujo resultado demonstrou AA grave. Foi medicado com imunoglobulina antitimocítica, ciclosporina e metilprednisolona, recebendo alta hospitalar com acompanhamento ambulatorial. Paciente previamente com doença renal crônica, hipotireodismo e ex-etilista de destilados, apresentou piora da função renal com necessidade de suspensão da ciclosporina após três meses de uso, quando foi introduzido o eltrombopag. Encaminhado para centro de referência em transplante alogênico, porém optado por não realizar o procedimento devido alta mortalidade pela idade acima de 45 anos associada a disfunção renal e hepática.

Conclusões/Considerações Finais

O vírus da dengue pode inibir a multiplicação das células ou induzir a formação de complexos imunes que agem na produção das células sanguíneas. Um dos tratamentos para AA é o uso de ciclosporina, o qual suprime o sistema imunológico e reduz a resposta autoimune. O tratamento de escolha para os casos graves é o transplante de medula óssea. Sendo assim, a infecção pela dengue pode induzir a AA, tal complicação rara que deve ser identificada precocemente.

Palavras Chave

Anemia aplásica; dengue; ciclosporina; transplante medula óssea.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário de Londrina - Paraná - Brasil

Autores

GABRIELA DE OLIVEIRA TAVARES, DAVID LAIOS DO VALE, IZABELLA NOVO FINATTI, FAUSTO CELSO TRIGO, PHILIPE QUAGLIATO BELLINATI