Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO ENTRE DIABETES MELLITUS E DEPRESSAO EM ADULTOS E IDOSOS BRASILEIROS: VIGITEL 2021

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) está associado a efeitos negativos na qualidade de vida, muitas vezes sendo associado a quadros depressivos em adultos e idosos.

Objetivos

Objetivo: Avaliar a associação entre o DM e a depressão em indivíduos com 18 anos ou mais de idade, residentes nas capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com dados da pesquisa Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) de 2021. Foram estudados indivíduos com 18 anos ou mais de idade, residentes nas capitais brasileiras e no Distrito Federal. A variável de exposição foi o DM e o desfecho foi a depressão, ambas autorreferidas pelos participantes no momento da entrevista. Foram realizadas análises descritivas das variáveis sexo, idade, cor da pele, escolaridade, estado civil, DM e depressão. A associação entre DM e depressão foi avaliada através do teste Qui-quadrado de Pearson, considerando nível de significância de 5% (p<0,05). O Vigitel foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ministério da Saúde (CAAE: 65610017.1.0000.0008).

Resultados

Resultados: Dos 27.093 indivíduos estudados, a maioria era do sexo feminino (65,8%), tinha 60 anos ou mais (48,7%), cor da pele não branca (55,9%), 12 anos ou mais de estudo (37,0%) e era casada (46,4%). A prevalência de DM foi de 15,3% e de depressão foi de 13,1%. Ao avaliar a associação entre DM e depressão, foi possível observar uma maior prevalência de depressão em indivíduos com DM (16,9%; p<0,001), comparados àqueles sem DM (12,4%).

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Foi encontrada uma associação significativa entre depressão e DM, uma vez que maior prevalência de depressão foi encontrada em indivíduos com DM. Isso demonstra a necessidade de existir controle glicêmico nesses pacientes a fim de prevenir quadros depressivos com o decorrer da patologia.

Palavras Chave

Palavras-chave: Diabetes Mellitus, Depressão, Doença crônica, Sintomas depressivos.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

THAINE POSSAMAI, MICAELA RABELO QUADRA, ISABELA DA SILVA LEMOS, CAROLINA ANTUNES TORRES, EMILIO LUIZ STRECK