Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: O PAPEL DA CINTILOGRAFIA COM HEMACIAS MARCADAS EM UM PACIENTE TESTEMUNHA DE JEOVA COM HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA MACIÇA.

Fundamentação teórica/Introdução

A hemorragia digestiva baixa (HDB) compreende a perda de sangue pelo trato gastrointestinal abaixo do ângulo de Treitz. Possui baixa mortalidade (cerca de 4%), com resolução espontânea em 80% das vezes. Em alguns casos, se apresenta como um importante desafio diagnóstico etiológico.

Objetivos

Descrever a importância da cintilografia com hemácias marcadas frente um caso de uma paciente com HDB maciça testemunha de Jeová.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso.

Resultados

M.D.O., feminina, 58 anos, testemunha de Jeová, obesa, hipertensa (uso regular de Losartana 50 mg 2x/dia), portadora de síndrome de ansiedade generalizada e depressão, com histórico recente de trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar em anticoagulação oral há 2 meses. Admitida em abril de 2021 em um hospital terciário em uma cidade do interior do Rio de Janeiro com quadro há 48 horas de queda do estado geral, melena, lipotimia e dor em membros inferiores. Ao exame, estava lúcida, hipocorada 4+/4+ e com enchimento capilar periférico lentificado. Pressão arterial de 80x60 mmHg, frequência cardíaca de 128 batimentos por minuto e saturação de oxigênio de 84% em ar ambiente. Ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular em dois tempos, bulhas normofonéticas. Pulmões limpos. Exames laboratoriais revelando hemoglobina de 4,0 g/dL e hematócrito de 11,4%. Devido a questão religiosa, foi optado por não realizar hemotransfusão, sendo encaminha para o centro de terapia intensiva, respondendo bem a hidratação venosa vigorosa e repouso. Foi administrado Eritropoetina. Endoscopia digestiva alta e colonoscopia sem sinais de hemorragia. Realizado cintilografia com hemácias marcadas (CHM), revelando sangramento ativo intermitente de débito moderado, com provável origem no intestino delgado e progressão anterógrada. Arteriografia demonstrou sangramento da artéria pancreático-duodenal superior posterior, sendo submetida a embolização pela cirurgia vascular com sucesso. Recebeu alta hospitalar em maio de 2021 com hemoglobina de 9,8 g/dL.

Conclusões/Considerações Finais

A CHM tem papel fundamental no diagnóstico e auxilia na decisão terapêutica dos pacientes com HDB, evitando o aumento da morbidade e mortalidade nesses pacientes.

Palavras Chave

Cintilografia; Testemunha de Jeová; Hemorragia digestiva baixa.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL SAMER - Rio de Janeiro - Brasil, UNILAGO - São Paulo - Brasil

Autores

BARBARA CARDOSO SILVA, OCTÁVIO DRUMMOND GUINA, AMANDA RODRIGUES FERNANDES, ISADORA DOS SANTOS TEIXEIRA, ISABELA MARTINS ARAÚJO