Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE PULMONAR ESCONDIDA NO DIAGNOSTICO DE PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE

Fundamentação teórica/Introdução

A tuberculose pulmonar (TP) pode se apresentar como pneumonia aguda. A diferenciação entre pneumonia adquirida na comunidade (PAC) tuberculosa e não tuberculosa é um importante desafio em áreas endêmicas. A Tuberculose é causada por bacilo álcool-ácido-resistente (BAAR) Mycobacterium tuberculosis sendo o local afetado com mais frequência é o pulmão.

Objetivos

Apresentar o relato de caso do paciente com diagnóstico tardio de Tuberculose Pulmonar, inicialmente tratado como PAC grave.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Homem, 27 anos, apresentando quadro de febre alta noturna associada a tosse seca, lombalgia, dor pleurítica há 10 dias. Relata uso de amoxicilina + clavulanato por 7 dias sem melhora. Estava taquicárdico, taquipneico e temperatura axilar 39.5C com leucograma normal e tomografia de tórax com extensa área de opacidade com broncograma aéreos em lobo inferior esquerdo, iniciado claritromicina com ceftriaxona. Após 3 dias com melhora recebe alta com antibiótico oral. Retorna após 5 dias com febre alta vespertina, calafrios, dor torácica ventilatório dependente, tosse produtiva e sudorese noturna intensa. Aparelho respiratório, o murmúrio vesicular reduzido com creptações em base esquerda, diminuição de expansibilidade, sopro tubário e macicez a percussão em hemitórax esquerdo, com frêmito toracovocal reduzido. Realizado bacilo acido álcool resistente (BAAR) no escarro negativo e cultura com Staphylococcus aureus sensível a piperacilina com tazobactan, prescritos desde então. Após 48 horas mantinha febre e piora do estado geral, com episódios hemoptoicos. Realizado broncoscopia sugestivo de quadro inflamatório/ infecioso em lobo inferior esquerdo. Lavado brônquico alveolar com BAAR negativo e cultura negativa, encaminhado para cultura de micobactéria. Iniciado esquema RIPE empírico como prova terapêutica, paciente relatou que esteve em contato com irmão ex-presidiário que estava com tuberculose e abandonou o tratamento há 3 meses, dado este omitido durante toda a internação. Em melhora recebe alta. Retorna para reavaliação com resultado da cultura positiva para M. tuberculosis. Encaminhado ao Programa de Tuberculose para continuidade do tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

Embora a tuberculose pulmonar seja conhecida como uma doença crônica, ela pode se apresentar como pneumonia aguda. A diferenciação da PAC tuberculosa da não tuberculosa é um desafio importante. Vale enfatizar que o diagnóstico de TP deve ser considerado em todos os pacientes que apresentaram PAC.

Palavras Chave

Tuberculose pulmonar, Pneumonia, Tosse, Febre, Antimicrobianos

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LIDIANE MARTINS SANTANA BRUM, LUIZ GUILHERME FERREIRA DA SILVA COSTA, ANNE ÁVILA SANTARÉM, RAFAEL DOS ANJOS SGRO, ISABELLA HADDAD DE REZENDE MATHIAS