Dados do Trabalho


Título

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO HERPES ZOSTER EM PACIENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O Herpes Zoster (HZ) é causado pela reativação do vírus da Varicela que permanece latente em gânglios nervosos sensoriais. O diagnóstico é clínico e, por isso, merece atenção para a correta identificação da patologia e seu tratamento o mais precocemente possível.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com deficiência intelectual diagnosticada com HZ, a fim de advertir a importância de investigação apropriada em pacientes nas suas mais diversas particularidades, bem como discutir sua fisiopatologia e o tratamento.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, com informações obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com a paciente acompanhada de sua mãe, registro fotográfico das lesões dermatológicas e revisão literária.

Resultados

A.M.G., feminino, 36 anos, compareceu à Unidade de Saúde acompanhada pela mãe, que referiu o aparecimento de lesões avermelhadas em tórax e dorso da paciente há 1 dia. A paciente apresentava diagnósticos prévios epilepsia, obesidade e deficiência intelectual, mostrou-se pouco colaborativa para responder às perguntas, sendo então prosseguida entrevista médica com a mãe, que negou sintomas álgicos relatados pela filha, assim como febre, saída de secreção das lesões e demais sintomas associados. Não fez uso de nenhum medicamento para o quadro. Ao exame físico, apresentou-se em bom estado geral, com peso de 89,5kg e altura de 1,53m. Na inspeção, foram constatadas erupções cutâneas de aspecto vesicular sobre base hiperemiada, além de pápulas e algumas placas em porção superior de hemitórax esquerdo (anteriormente e posteriormente) e em região cervical esquerda, correspondente aos dermátomos C3, C4, C5, T2 e T3. Formulada a hipótese diagnóstica de HZ sem necessidade de exames subsidiários, foi iniciado tratamento com aciclovir associado à corticoterapia e analgesia. A paciente apresentou melhora progressiva das lesões, que evoluíram para aspecto de crostas e posterior resolução completa.

Conclusões/Considerações Finais

A abordagem precoce do HZ é fundamental, pois trata-se de uma condição que leva a manifestações cutâneas dolorosas e complicações potencialmente graves, se não tratada nas primeiras 72 horas após o aparecimento das lesões. Este caso exemplifica a importância da identificação das lesões dermatológicas, mesmo quando há dificuldade na expressão do paciente quanto aos sintomas.

Palavras Chave

herpes zoster, deficiência intelectual, varicela

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

São Leopoldo Mandic - São Paulo - Brasil

Autores

RAPHAELA ARAUJO DO NASCIMENTO, VIVIAN MEI MATUOKA, RHADA ALE EL KADRI, MARCELO HOINASKI LAZZARETTI