Dados do Trabalho


Título

PROCTITE ACTINICA CRONICA COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: A hemorragia digestiva baixa (HBD) é definida pelo sangramento via retal com origem após o ângulo de Treitz e tipicamente manifestado por hematoquezia. Suas principais causas são doença diverticular colônica, angiodisplasias, colite isquêmica, doenças anorretais, doença inflamatória intestinal, pólipos intestinais, câncer colorretal e proctite actínica. A proctite actínica é uma complicação que ocorre em 5% a 20% dos pacientes após radioterapia (RT) pélvica. Pode ser classificada como aguda, quando se inicia em até 6 semanas da exposição, ou crônica, ocorrendo até anos depois.

Objetivos

Objetivo: Apresentar quadro de HBD devido a retite actínica em paciente anticoagulado com warfarina tratado com sucesso por eletrocauterização.

Delineamento e Métodos

Métodos: Relato de caso.

Resultados

Relato do caso: GS, masculino, 79 anos, natural do Rio de Janeiro. Há 6 meses apresentando hematoquezia de caráter paroxístico e baixa monta, com intervalos mais curtos entre os episódios, associada a tenesmo e astenia. Nega sangramento prévio ao início do quadro, inapetência, perda ponderal, alteração de hábito intestinal, dor abdominal, hematêmese ou melena. Histórico de RT por adenocarcinoma acinar de próstata Gleason 7, não-metastático, com última sessão há 18 meses, além do uso de atenolol 50mg 12/12 horas e warfarina 5mg/dia há 30 anos por fibrilação atrial persistente. À admissão, com anemia leve, normocítica e normocrômica, razão normalizada internacional (INR) 3,10, demais dentro dos padrões. Ao exame físico, estabilidade hemodinâmica, hipocorado 1+/4+, ausculta cardíaca em ritmo irregular, demais sem alterações. Eletrocardiograma expõe fibrilação atrial de baixa resposta. Após retirada de warfarina e normalização do INR não houve supressão do sangramento. A colonoscopia evidenciou: “Reto distal com inúmeras lesões planas, aracneiformes, avermelhadas, de aspecto vascular, friáveis ao toque do aparelho, de tamanho variáveis, algumas confluentes, entremeadas por mucosa de aspecto normal, sugestivas de proctite actínica.” Realizada eletrocauterização com cateter bipolar e retomada warfarina para INR em alvo de anticoagulação. Paciente mantém ausência de novos episódios de hematoquezia 6 meses após procedimento.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A proctite actínica é uma entidade frequente e deve ser lembrada como causa de HDB quando há histórico de irradiação pélvica. Como descrito, o tratamento endoscópico com eletrocauterização é uma opção eficaz.

Palavras Chave

Descritores: Hemorragia digestiva baixa; hematoquezia; proctite actínica; radioterapia; warfarina.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Federal dos Servidores do Estado - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DANIELA FERREIRA FARIA, JULIA VIDAL SPINELLI, RAPHAEL CALERO FARIA GARCIA, RICARDO MELLO GOMES COLEHO, CHRISTIAN ZUCOLOTTO