Dados do Trabalho


Título

MUCORMICOSE PULMONAR APOS TRANSPLANTE HEPATICO - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: Mucormicose é uma infecção rara, não transmissível, oportunista grave, invasiva e de rápida evolução, causada por fungos saprófitos da ordem Mucorales, sendo mais frequentes os gêneros Rhizopus spp., Mucor spp., Rhizomucor spp. e Absidia spp. Atinge principalmente indivíduos diabéticos e imunodeprimidos, por inalação, inoculação ou ingestão dos esporos dispersos no ambiente.

Objetivos

Objetivo: Apresentar um caso de mucormicose, mostrar as repercussões e destacar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento imediato.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Relato de caso.

Resultados

Descrição do caso: Paciente gênero masculino, 58 anos, obeso, diabético, internado no dia 15/01/23 após transplante hepático realizado em dezembro de 2022 devido cirrose hepática CHILD B MELD 30 por doença hepática gordurosa não alcoólica. No pós operatório, evoluiu com dessaturação, taquidispneia progressiva e carbonarcose, com necessidade de intubação orotraqueal. Realizado rastreio infeccioso e exames para descartar tromboembolismo pulmonar, evidenciando consolidação com derrame pleural. Foi iniciada antibioticoterapia com Meropenem e Tigeciclina, feita a drenagem do derrame pleural e realizada broncoscopia. A broncoscopia evidenciou brônquio fonte direito apresentando atapetamento da mucosa por tecido enegrecido e com áreas esbranquiçadas, que se estendiam para lobo superior direito e seus subsegmentos com mucosa friável sugestivo de infecção fúngica invasiva. O exame micológico direto confirmou a presença de Rhizopus sp. - Mucormicomicose, sendo iniciado Caspofungina. O paciente evoluiu com instabilidade hemodinâmica e necessidade de hemodiálise contínua, evoluindo para óbito.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A mucormicose é uma infecção com alta letalidade. O conhecimento dos fatores predisponentes e das manifestações clínicas é essencial para o diagnóstico preciso, a fim de diminuir a morbidade e mortalidade.

Palavras Chave

Descritores: Mucormicose. Transplante. Tratamento. Mortalidade.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ELIZA LOMMEZ DE OLIVEIRA, GABRIELE MARIA BRAGA, VANUZA REGINA LOMMEZ DE OLIVEIRA, KELEN MARTINELLI VARGAS, FERNANDA LUIZA VALLADARES CALÇADO