Dados do Trabalho


Título

TRICOLEUCEMIA : DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE ESPLENOMEGALIA E PANCITOPENIA

Fundamentação teórica/Introdução

A Tricoleucemia ou Leucemia de células pilosas (LCP) é uma neoplasia linfoproliferativa crônica indolente rara, que surge de mutações especificas em linfócitos B maduros. Caracteriza-se por pancitopenia, esplenomegalia de grande monta, presença de linfócitos com projeções citoplasmáticas e infiltrado linfocítico em medula óssea. Corresponde a aproximadamente 2 % de todas as leucemias, com incidência maior em homens, de etnia branca e pico entre 40-60 anos.

Objetivos

Apresentar a Tricoleucemia como diagnostico diferencial de esplenomegalia e pancitopenia.

Delineamento e Métodos

Relato de caso a partir da revisão de prontuário, com autorização previa de paciente.

Resultados

A.G.S, sexo masculino, 70 anos, branco, previamente hígido, com história de esplenomegalia e pancitopenia iniciados em setembro de 2022, associadas a astenia, dor abdominal, perda de peso e febre diária. Inicialmente, aventada hipótese de Leishmaniose Visceral devido perfil clínico-epidemiológico, teste rápido e imunofluorescência fracamente positiva, iniciando tratamento com Anfotericina B lipossomal. Entretanto, devido à pouca melhora clínica e laboratorial, foram realizados mielograma e biopsia de medula óssea, a qual demonstrou, em estudo imuno-histoquímico, a presença de infiltração difusa de células linfoides positivas para CD20, TRAP e Anexina, achados típicos de tricoleucemia. A pesquisa foi negativa para leishmanias. Após diagnostico, iniciado terapêutica com Cladribina. Paciente evolui com melhora clínica e laboratorial importante, recebendo alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar da Tricoleucemia ser uma doença rara, seu quadro clínico se assemelha a algumas doenças infecto-parasitárias e linfoproliferativas. Dessa maneira, é de extrema relevância clínica o levantamento de diagnósticos diferenciais em casos de pancitopenia associada a esplenomegalia . O diagnóstico precoce tem impacto no prognóstico , na redução de morbidades associadas à neoplasia, e consequentemente, pode ajudar a contribuir para o aumento das informações referentes a essa doença rara.

Palavras Chave

tricoleucemia, esplenomegalia, pancitopenia, astenia, febre diária.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Base de São Jose do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

THAIS CRISTINA CALUNGA, ANA LAURA JORDE SILVA, GABRIEL HENRIQUE CARVERÇAN GOMES, JULIANO MARCOS MARTINS JUNIOR, LARISSA PAULINO