Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇOES METABOLICAS PRESENTES EM PACIENTES RENAIS CRONICOS EM TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA EM USO DE ANTIRRETROVIRAIS ATENDIDOS EM UMA CLINICA NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Fundamentação teórica/Introdução

Com o advento da terapia antirretroviral (TARV), observou-se a diminuição da mortalidade de pessoas vivendo com o HIV (PVHIV) e o aumento de comorbidades relacionadas à idade e ao estilo de vida. Nestes pacientes, constatou-se também maior incidência de doença renal crônica (DRC), pontos fundamentais para a elaboração deste estudo, que busca avaliar as alterações metabólicas em pacientes com DRC, em terapia renal substitutiva (TRS), que fazem uso de TARV, sabendo que a presença de distúrbios metabólicos favorece eventos cardiovasculares e que estes são a principal causa de morte não-definidora de AIDS em PVHIV.

Objetivos

Avaliar a prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica, de dislipidemia e de resistência insulínica, analisar o perfil hematológico e as alterações do metabolismo ósseo, e traçar o perfil epidemiológico de pacientes com DRC em TRS que fazem uso de TARV atendidos em uma clínica no litoral de Santa Catarina (SC).

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, realizada por meio de um estudo observacional, analítico e transversal, com a análise retrospectiva de uma planilha de dados de pacientes atendidos em uma clínica de TRS no litoral de SC. Será utilizada uma amostra não probabilística por conveniência, que inclui 11 PVHIV adultas, em TARV e em TRS, sem distinção de sexo e raça.

Resultados

O perfil epidemiológico apresenta maior prevalência do sexo feminino, de pacientes mais velhos, da raça branca e de 1º grau incompleto. A TRS foi iniciada majoritariamente por nefropatia hipertensiva, com predominância da hemodiálise como modalidade dialítica. O esquema de TARV mais utilizado foi o 3TC+EFZ+ABC. Observou-se prevalência de anemia em 90,9% dos analisados e níveis de PTH elevados em 81,8%. 20,5% dos valores de vitamina D eram considerados deficientes e 36,3% dos pacientes inicialmente normoglicêmicos desenvolveram glicemia de jejum alterada. 18% dos pacientes apresentavam valores de LDL dentro da meta, com redução do HDL e aumento de triglicerídeos. 79,4% dos valores de PA estavam fora da meta e 43% dos valores de IMC analisados encontram-se na faixa de sobrepeso.

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados encontrados se somam à literatura que corrobora a hipótese de que pacientes em TRS e em uso de TARV apresentam diversas alterações metabólicas e o reconhecimento destas auxiliará na prevenção e monitorização de complicações agudas e crônicas associadas a essas patologias.

Palavras Chave

HIV. Doença Renal Crônica. Terapia renal substitutiva.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVALI - Universidade do Vale Do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARIA JULIA SOARES MUSSI, JOSÉ TESTONI NETO, PABLO SEBASTIAN VELHO, MIRIAM DE SOUSA FARIA DE AZEVEDO MACHADO