Dados do Trabalho


Título

PREVENÇAO AO RISCO CARDIOVASCULAR NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE COM A INICIATIVA GLOBAL HEARTS NAS AMERICAS-BRASIL.

Fundamentação teórica/Introdução

HEARTS nas Américas³ é uma iniciativa dos países da região, liderada pelos Ministérios da Saúde com a participação de atores locais e a cooperação técnica da OPAS. A iniciativa busca se integrar de forma contínua e progressiva aos serviços de saúde já existentes para promover a adoção das melhores práticas globais na prevenção e controle de doenças cardiovasculares e melhorar o desempenho dos serviços por meio de um manejo da hipertensão e da promoção de prevenção secundária com ênfase na atenção primária à saúde. A HEARTS está sendo implementada e expandida em 24 países da Região para incluir 2095 centros de saúde que implementam a iniciativa - juntos, esses países cobrem aproximadamente 20 milhões de adultos em suas respectivas áreas de abrangência.

Objetivos

Objetivo: Apresentar na forma de dissertação por meio de um relato de experiência da implantação do primeiro tópico da iniciativa Hearts nas Américas, a ferramenta de prevenção em saúde ao risco cardiovascular, cujo o objetivo é melhorar os serviços clínicos preventivos na Atenção Primária à Saúde (APS) usando intervenções eficazes, escaláveis, sustentáveis e comprovadas. As quais foram instauradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil desde 2016.

Delineamento e Métodos

Para esse processo inicial de implementação ao Hearts nas Américas por meio do projeto de ação “A saúde dos Cardiopatas”, foi necessário:
1-A apresentação do Hearts nas Américas para o grupo pertencente ao programa integrador da unidade básica.
2- Idealização de um material exclusivo para apoio á estratificação do risco cardiovascular e atualização da abordagem para toda a equipe da Unidade Básica de Saúde.
3- Desenvolvimento de uma ficha de anamnese para apoio á estratificação do risco cardiovasculares dos pacientes.
4- Atividades práticas do projeto junto aos estudantes acadêmicos pertencentes ao programa integrador da APS.
5- Resolução

Resultados

Os resultados aqui mostrados são provenientes da execução do projeto de ação realizado em 5 dias, em um total de 10 horas de atendimento. Nesse período, 74 pessoas foram atendidas. (Amostra em gráficos no estudo completo)

Conclusões/Considerações Finais

Essa nova tecnologia viabiliza uma redução dos gastos na saúde oriundos de procedimentos e medicamentos, algo de grande relevância para a realidade brasileira.
Assim como a implementação do HEARTS nas Américas está na fase inicial; na UBS do Parque Interlagos, o projeto “A saúde dos Cardiopatas” representou o início dessa implementação

Palavras Chave

Prevenção, Hearts e projeto de ação.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos- Humanitas - São Paulo - Brasil

Autores

GIOVANNA LOPES ROJAS ROMERO