Dados do Trabalho


Título

ASPERGILOMA PULMONAR: UM IMPORTANTE DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE TOSSE CRONICA. RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O Aspergillus é um fungo predominantemente urbano, transmitido pela inalação de seus esporos, com possibilidade de gerar várias manifestações, a depender da reação de hipersensibilidade desencadeada ao invadir o organismo. Uma de suas formas de manifestar-se é em aspergiloma, a qual consiste em uma bola fúngica, encontrada dentro de uma cavidade pulmonar. Apesar de ser interpretada como a vilã, a tosse serve de mecanismo de proteção das vias aéreas, com intuito de eliminar partículas deletérias por meio da expiração forçada. Ela é porta para patologias, algumas com curso benigno, outras potencialmente fatais.

Objetivos

Chamar a atenção para a tosse crônica como manifestação clínica de uma doença pouco diagnosticada, mas com alta morbidade.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Masculino, aposentado, 65 anos, sem comorbidades prévias, procura atendimento devido a quadro de tosse crônica há 8 meses, persistente, que respondia parcialmente ao uso de expectorantes, associada a rouquidão, dor torácica pleurítica e hemoptoicos. Nega quadro de sudorese diurna e noturna, febre, perda ponderal e inapetência. Em sua história patológica pregressa, refere que acerca de trinta anos sofreu uma perfuração por arma branca (PAB), em região paravertebral à esquerda. Nega uso de medicações contínuas, tabagismo ou alergias. Refere ser ex-etilista, e que interrompeu o uso há 21 anos atrás. Ao exame físico, como alterações, apresentava cicatriz vertical em região paravertebral superior à esquerda, macicez a percussão e estertores crepitantes em ápice a esquerda, murmúrio vesicular diminuído nos dois terços superiores do pulmão esquerdo, com sinais vitais dentro da normalidade. Foi internado para investigação do quadro onde realizou tomografia de torax que evidenciou nódulo intracavitário pulmonar localizado no lobo superior do pulmão esquerdo com sinal do crescente aéreo sugerindo bola fúngica. Exame de antígeno para Arpergillus galactomannan revelou-se positivo. Foi encaminhado para o serviço de cirurgia torácica para realização de segmentectomia pulmonar.

Conclusões/Considerações Finais

Muitos são os desafios quando o assunto é tosse. Com o avanço da ciência, a possibilidade de diagnósticos cresceu surpreendentemente, e juntamente com esse crescimento, o desafio do médico ao estar frente a um dos sintomas mais
comuns na prática clínica. O conhecimento do médico acerca dos múltiplos diagnósticos diferenciais que junto com a tosse se manifestam, em especial, a Aspergilose pulmonar, torna-se fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados.

Palavras Chave

Tosse, Aspergillus, Exame físico, Medicina clínica, Infectologia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARIA ESTER VIEIRA CURTY BERNARDO, LUIZ GUILHERME FERREIRA DA SILVA COSTA, TANIA LOPES BRUM, HUMBERTO DE PAIVA SOUZA, ELIEZER BASTOS DE OLIVEIRA JUNIOR