Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES CONFIRMADOS COM ZIKA VIRUS NA REGIAO NORTE DO BRASIL DURANTE OS ANOS DE 2017 A 2021.

Fundamentação teórica/Introdução

O vírus Zika é uma infecção transmitida principalmente por mosquitos, sendo o Aedes aegypti o vetor mais comum. A Região Norte é caracterizada por sua diversidade ecológica e clima tropical, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor e a disseminação do Zika vírus. Compreender o perfil dos pacientes afetados pela doença é fundamental para direcionar estratégias de prevenção e controle, bem como para fornecer subsídios para a saúde pública enfrentar essa questão de saúde relevante.

Objetivos

Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes confirmados com Zika vírus na Região Norte do Brasil entre os anos de 2017 e 2021. Examinando dados como a distribuição por faixa etária e gênero dos pacientes, identificar possíveis fatores de risco associados à ocorrência da infecção e os desfechos dos casos confirmados.

Delineamento e Métodos

A metodologia empregada para o estudo do perfil epidemiológico dos pacientes confirmados com Zika vírus na Região Norte do Brasil durante os anos de 2017 a 2021 consistiu na utilização de dados secundários obtidos do DATASUS, um sistema de informações do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Foram selecionados os pacientes cujos casos foram confirmados por critérios clínicos e/ou laboratoriais.

Resultados

Durante o período de 2017 a 2021, foram analisados um total de 18.774 casos confirmados de zika vírus na Região Norte do Brasil. Dessas confirmações, 11.909 ocorreram em pacientes do sexo feminino, representando cerca de 63% do total de casos, enquanto 6.865 ocorreram em pacientes do sexo masculino, correspondendo a aproximadamente 37% do total. Quanto à raça dos pacientes afetados, a raça parda apresentou a maior prevalência, com um total de 13.371 casos confirmados de zika vírus durante o período estudado. Com relação à evolução dos casos, a maioria dos pacientes (14.607 casos, o que corresponde a cerca de 78% do total) evoluiu com a cura da doença. No entanto, durante o período analisado, ocorreram três óbitos ocasionados pela zika vírus.

Conclusões/Considerações Finais

Esses resultados destacam a ocorrência significativa de casos de zika vírus na Região Norte do Brasil durante o período de 2017 a 2021, com um maior registro em pacientes do sexo feminino e uma prevalência maior na raça parda. A taxa de cura foi alta, mas é preocupante que ocorreram óbitos associados à doença. Esses achados epidemiológicos auxiliam no planejamento de medidas de prevenção, controle e tratamento da zika vírus na região, visando à melhoria da saúde pública e bem-estar dos pacientes afetados.

Palavras Chave

Infecção, Clima tropical, Vetor.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

VINICIUS BARROSO DE SOUSA, THIAGO SOARES SILVA BRAZ, LUCAS MARQUES PIMENTA, NAYANNE HARDY LIMA PONTES, VINICIUS ALVES NASCIMENTO