Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇAO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇAO DE RACIOCINIO CLINICO PARA ESTUDANTES DO CICLO PRE-CLINICO DO CURSO DE MEDICINA

Fundamentação teórica/Introdução

Raciocínio clínico (RC) tem sido definido como uma habilidade, processo ou resultado onde clínicos observam, coletam e interpretam dados para diagnosticar e tratar o paciente. O sentido final do RC está direcionado ao paciente e à sociedade e visa maior assertividade diagnóstica para controlar os erros diagnósticos. Autores têm publicado experiências com o ensino do RC nos anos iniciais do curso. Discute-se melhores formas de avaliar a aprendizagem do RC e uma boa forma é checar cada um dos seus componentes. Foram desenvolvidos tipos específicos de perguntas para avaliar esses componentes.

Objetivos

Validar um instrumento para avaliar o RC em estudantes de medicina do ciclo básico, estimar a autoconfiança, correlacionar a acurácia e a autoconfiança, investigar a assertividade.

Delineamento e Métodos

Estudo prospectivo, observacional,visando a validação de um instrumento de avaliação. Foi desenvolvido um questionário baseado numa grande revisão sistemática e num manual para o ensino de RC em estudantes do ciclo pré-clinico e foi testada a Acurácia. Foram associadas questões sobre Auto-confiança. O questionário foi aplicado a estudantes do quarto ano, residentes e especialistas em clínica médica.

Resultados

Acurácia e Autoconfiança foram crescentes conforme o nível de prática, com diferenças na comparação acadêmico e residente (p= 0,013 e 0,007, respectivamente), assim como na comparação entre acadêmico e especialista (p= 0,001). Avaliados os componentes do RC, observou-se diferenças no Diagnóstico Diferencial (p= 0,029), Hipótese Principal e Justificativa (p=0,026), Conduta (p= 0,001) e Sinais/Sintomas (p= 0,027). Acurácia (p= 0,014), Dados Relevantes (p= 0,041), Hipótese Principal e Justificativa (p= 0,011), Conduta (p= 0,026) e Topografia e Fisiopatologia (p= 0,001) foram diferentes quando comparadas pela Autoconfiança. Dada a normalidade dos dados principais, a correlação de Pearson entre Acurácia e Autoconfiança foi positiva e moderada (r = +0,640, p=0,001). Foi possível, ainda, estabelecer uma regressão linear entre as 2 variáveis.

Conclusões/Considerações Finais

É possível aplicar uma avaliação de RC com questões especialmente formuladas para esse fim e os resultados deste estudo de validação sugerem que essa metodologia tem o potencial de discriminar diferentes níveis de prática.

Palavras Chave

Raciocínio Clínico, Instrumento Avaliativo, Ensino Médico.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

DEMED - Unicentro - Paraná - Brasil, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Unicentro - Paraná - Brasil, Unicentro - Paraná - Brasil

Autores

ABRAO JOSE JUNIOR MELHEM, VINICIUS SOLAK TEIXEIRA, TIAGO ARSE RAMALHO, DAVID L. ALVES FIGUEIREDO