Dados do Trabalho


Título

LEISHMANIOSE VISCERAL - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: Leishmaniose visceral também conhecida como calazar, é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode ser fatal. Transmitida ao homem pela picada da fêmea do inseto vetor infectado, o flebotomíneo, geralmente do gênero Lutzomyia.

Objetivos

Objetivo: Apresentar um caso de leishmaniose, mostrar as repercussões e destacar a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Relato de caso.

Resultados

Descrição do caso: Paciente gênero feminino, 18 anos, internada para suporte clínico e propedêutica do quadro de anemia grave, associado a hipermenorréia. Confirmada ferropenia e iniciada reposição endovenosa com hidróxido férrico 100mg/ml. Posteriormente foi avaliada pela equipe de Ginecologia, prescrito ácido tranexâmico 50mg/ml endovenoso e solicitado ultrassonografia (USG) de abdome total. Evoluiu com piora laboratorial inesperada e pancitopenia refratária ao tratamento, mas sem comemorativos infecciosos, mantendo-se afebril e sem queixas álgicas. Ao USG evidenciou-se hepatoesplenomegalia. Foi solicitado mielograma, sorologia para leishmaniose visceral e interconsulta com Hematologia. Evoluiu com picos febris, tosse seca refratária a antihistamínico, leucopenia e piora da anemia, sendo administrado 300ml de concentrado de hemácias e iniciado antibiótico de amplo espectro para neutropenia febril. Com o resultado do mielograma foi visualizado diversas Leishmanias, confirmando o diagnóstico de Leishmaniose Visceral. Realizou-se radiografia de tórax, sem alterações. Iniciou-se Anfotericina B Lipossomal, esquema de 29 frascos durante 5 dias. Paciente apresentou boa evolução clínica, mantendo-se hemodinamicamente estável, afebril em 72 horas antes da alta hospitalar. Após 14 dias de internação, recebeu alta, com orientações médicas.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A leishmaniose visceral pode apresentar sintomas inespecíficos e muitas vezes pode ser confundida com outras doenças, o que torna seu diagnóstico desafiador. Se houver suspeita, principalmente em regiões endêmicas, a investigação para um diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar a progressão da doença e suas complicações graves.

Palavras Chave

Descritores: Leishmaniose Visceral. Diagnóstico. Parasitologia. Tratamento farmacológico.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UFMG - Minas Gerais - Brasil, UNIBH - Minas Gerais - Brasil

Autores

ELIZA LOMMEZ DE OLIVEIRA, VANUZA REGINA LOMMEZ DE OLIVEIRA, GABRIELE MARIA BRAGA, KELEN MARTINELLI VARGAS, LAURA SCORALICK VIEIRA