Dados do Trabalho


Título

HEPATOPATIA CONGESTIVA SECUNDARIA A ANEURISMA DE VALSALVA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Os aneurismas do seio de Valsalva (ASVs) são saculações da parede aórtica que são limitadas proximalmente pelas inserções dos folhetos da valva aórtica (anel aórtico) e distalmente pela junção sinotubular. É um achado extremamente raro, acometendo cerca de 0,09% da população geral. A ruptura do ASVs representa um importante diferencial em adultos jovens que apresentam dor torácica de início agudo e insuficiência cardíaca. A proximidade do trato com o sistema coronário esquerdo e a consequente propensão à morte súbita cardíaca fazem desta uma entidade única. O presente trabalho relata o caso raro de insuficiência cardíaca grave e hipertensão portal em um paciente idoso.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente hospitalizado com diagnóstico de Aneurisma de Valsalva, no ano de 2022, a partir de dados coletados em prontuário médico.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional, descritivo, do tipo relato de caso. As informações para este relato de caso foram obtidas através da análise de prontuário do paciente que constitui a população alvo. Foram extraídas as informações clínicas, bem como investigação complementar através de resultados de exames laboratoriais e imagem.

Resultados

Paciente, 53 anos, lavrador, procedente do interior do Pará, foi encaminhado ao ambulatório de hepatologia referência da região Norte do Brasil, com quadro de aumento do volume abdominal, edema de membros inferiores e dispneia iniciados há três meses. Durante a investigação de hepatopatia, foi descartadas causas de cirrose primárias direcionando o diagnóstico para causas secundárias. Diante disso, foi solicitado ecocardiograma com o achado de aneurisma de seio de Valsalva com comunicação para o átrio direito, hipertensão arterial pulmonar e derrame pericárdico discreto. Após estabilização clínica, foi encaminhado para centro de referência de cardiologia para tratamento definitivo do aneurisma de Valsalva.

Conclusões/Considerações Finais

A apresentação clínica atípica associada à faixa etária de manifestação da doença e a ausência de fatores de risco tornou o diagnóstico de aneurisma de aorta improvável; sendo o ecocardiograma transtorácico com doppler colorido de fundamental importância definidora do diagnóstico. Diante de um apresentação atípica de uma doença rara, destacamos a importância de relatos como este com a finalidade de alertar a sociedade médica quanto aos diagnósticos diferenciais de hepatopatia crônica.

Palavras Chave

Aneurisma aórtico; Insuficiência cardíaca; Falência hepática

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - Pará - Brasil

Autores

ALANA NASSAR MAIA, RODRIGO BONA MANESCHY, DANILO DANTAS FIGUEIREDO, ISABELA SORAIA FIGUEIREDO DA SILVA, KARINE LEÃO MARINHO