Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE GUILLAIN-BARRE ASSOCIADA A MIOSITE: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Guillain-barré é uma polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória aguda ou subaguda, caracterizada por perda muscular distal e progressiva associada a hiporreflexia, que ocorre mais frequente no gênero masculino, tendo uma incidência aproximada de 1-2/100.000 pessoas-ano. São raros os relatos de episódios associados ao quadro de Miosite, que são infecções agudas ou crônicas do músculo esquelético, em geral por vírus, com envolvimento predominante muscular proximal e de músculos das órbitas.

Objetivos

Descrever um caso raro de paciente com Síndrome de Guillain-Barré com variante de Miosite associada para exemplificar a importância do reconhecimento das manifestações clínicas e do diagnóstico precoce.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Paciente de 62 anos, gênero feminino, com história de infecção respiratória quatorze dias antes, iniciou quadro de parestesias em mãos, pés e perioral, evoluindo em três dias com disfagia, disartria, ptose bilateral, hiporreflexia, paresia em mãos, pés e proximal em membros inferiores (força grau 3), procurando atendimento médico. Ressonância magnética de neuroeixo e laboratório não demonstraram alterações. Eletroneuromiografia evidenciou polirradiculoneuropatia sensitivo-motora desmielinizante e axonal, compatível com a Síndrome de Guillain-Barré, além de sinais de disfunção primária de fibras musculares em músculos proximais de membros superiores, indicando miopatia associada. Estudo do líquor evidenciou dissociação proteíno-citológica. Foi iniciado tratamento com imunoglobulina humana na dose de 0,4g/kg/dia por 5 dias. Paciente apresentou melhora progressiva na força, com melhora na marcha, ptose, disfagia e disartria. Recebeu alta com seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

A síndrome de Guillain-Barré é uma patologia de baixa incidência, sendo raro ocorrer associado a miosite, existindo relatos prévios de casos semelhantes ao exposto precedidos por quadro de dengue e infecção ventilatória por Mycoplasma pneumoniae, que foi também identificado em sorologia (IgM) em nosso caso. A ocorrência das duas patologias associadas pode dificultar o diagnóstico devido ao paciente não ter apresentação clínica clássica, atrasando dessa forma o tratamento. Consideramos importante ressaltar este caso para destacar que essas patologias podem ocorrer simultaneamente e o tratamento precoce pode melhorar os sintomas.

Palavras Chave

Síndrome de Guillain-Barré; Polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória aguda; Miosite

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

APESC - Hospital Santa Cruz - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

KAROLINE KUCZYNSKI, RAFAEL SODRE DA SILVA